quinta-feira, 7 de maio de 2020

A SERVIDÃO DO CAMINHO: anti-"O caminho da servidão"


Ilusões do Individualismo, Pós-modernidade do Capitalismo e a Ascensão da Nova Direita

por Almir Cezar Filho


Como o antiestatismo, ultraconservadorismo e neoliberalismo e a nova direita pós-moderna estão erodindo a liberdade e aumentando o mal-estar social.


Segue aqui uma compilação de artigos, que podem vir  ser capítulos de um futuro livro ou aulas de um curso, que aborda, em forma de ensaios a emergência de uma Nova Direita no Brasil e no mundo. Distinta da direita tradicional do século XX, esta nova vertente de direita mescla, de forma inédita, o livre mercado e o liberalismo econômico radical com fundamentalismo religioso, moralismo extremado e interferência estatal na vida privada, uns mais, outros menos. Caracteriza-se também por um ativismo judicial punitivo e um anticomunismo ao estilo do velho macarthismo, além de um conspiracionismo quase delirante. Engloba neoliberais, ultraliberais, neoconservadores (NeoCon), neo e pós-fascistas, neofundamentalistas religiosos, e aquilo que por muitos é chamada "Direita Alternativa" (AltRight).

O título aqui (A Servidão do Caminho) faz alusão a Friedrich Hayek, pai do neoliberalismo e laureado com o Prêmio Nobel de Economia em 1974, que em sua obra "O Caminho da Servidão" (1944) argumentava que o coletivismo e o planejamento, em suas diversas formas, levaria inevitavelmente à tirania. Hayek citava como exemplos a Itália Fascista, a Alemanha Nazista e a União Soviética stalinista.

Entretanto, após quatro décadas sob o domínio neoliberal e com o recente fortalecimento de uma direita cada vez mais radical, testemunhamos uma série de transformações preocupantes. Estas incluem o desmantelamento do Estado de Bem-estar Social, a desregulamentação dos mercados, privatizações em massa e a abolição do planejamento público. Ironia das ironias, este "caminho", que teoricamente deveria nos afastar da "servidão", tem, na prática, conduzido paradoxalmente à subjugação dos cidadãos e ao desmantelamento da coesão social em diversas sociedades contemporâneas.

Contrariamente à tese de Hayek, argumentamos aqui que não é o coletivismo que nos leva à servidão, mas sim o anticoletivismo, erodindo as conquistas democráticas e de bem-estar social alcançadas desde as revoluções dos séculos XVIII, XIX e XX. A liberdade prometida pela Nova Direita tem nos subjugado às corporações transnacionais, aos lobbies políticos dos ricos, à manipulação midiática e à mercantilização da vida social. E para complicar, à medida que o neoliberalismo falha na prática, sua ideologia tem se disfarçado sob uma nova forma de conservadorismo, cada vez mais extremado.

Além disso, este panorama se desdobra em um contexto mundial, civilizatório, cada vez mais alarmante, marcado pelo agravamento do aquecimento global, que se aproxima de um ponto de irreversibilidade, e uma polarização extrema na opinião pública, fraturando sociedades ao ponto de quase ruptura e conflitos civis. Este cenário exige de nós uma compreensão profunda do fenômeno da Nova Direita, não só como uma questão política ou ideológica, mas como um desafio existencial que ameaça a estabilidade e a sustentabilidade de nossas sociedades. É essencial reconhecer a urgência de enfrentar e superar essas forças divisivas, para salvaguardar nosso futuro coletivo e garantir um planeta habitável para as gerações vindouras.

Este trabalho busca contextualizar a Nova Direita como a expressão da consciência social das elites econômicas atuais, rivalizando-se à Esquerda pós-moderna, em muitos sentidos seu complemento do que seu contraponto. A Nova Direita não representa uma alternativa à sociedade moderna, mas sim seu crepúsculo, simbolizando a decadência do modo de vida burguês, o declínio dos Estados-Nacionais e a senilidade do sistema capitalista. Sua utopia é, na melhor das hipóteses, uma utopia reacionária e, na pior, a defesa de uma verdadeira distopia. 

Assim, este estudo convida ao diálogo crítico e à reflexão profunda sobre o caminho que estamos trilhando como sociedade, desafiando-nos a repensar e redefinir nossas prioridades coletivas em busca de um mundo mais justo para todos. Diante deste cenário, torna-se imperativo compreender as nuances e as contradições deste movimento, não apenas para analisar o presente, mas também para moldar um futuro mais equitativo e sustentável.

Segue os artigos/ensaios:

  1. A Servidão do Caminho: Como os neoliberais e os ultraliberais estão destruindo as liberdades com sua cruzada antiestatista
  2. A Direita Pós-Moderna como Direita na senilidade do Capitalismo
  3. Disputa de consciência e a batalha de hegemonia pela nova Direita Pós-Moderna
  4. A utopia reacionária do livre mercado
  5.  O perigo do novo libertarianismo econômico
  6.  Liberdade e Capitalismo
  7.  O Liberalismo da Direita Pós-Moderna não é Liberalismo. O Liberalismo e a questão social
  8. Liberalismo e Conservadorismo na Direita Pós-Moderna 
  9. A Pós-Modernidade de direita, o novo ultralibertarianismo econômico e a Escola Austríaca
  10.  Escola Austríaca é pseudociência
  11. Antipositivismo, Metafísica e "Mercado" na Direita Pós-Moderna
  12. Mais sobre Antipositivismo, Metafísica e Mercado na Direita Pós-Moderna
  13. O Olavismo Cultural e a Pós-modernidade de direita na Economia
  14. Olavismo Cultural e o discurso raivoso de direita na classe média
  15. A Meritocracia e a Pós-Modernidade de Direita ou a “Mediocracia” raivosa
  16. MBL após impeachment apoia a reacionária 'Lei da Mordaça' a professores
  17. Liberalismo e fundamentalismo religioso na Pós-Modernidade
  18. Fascismo e Direita Pós-Moderna. Ou sobre a nova ditadura da toga e do púlpito
  19. O Fascismo é um movimento de massas? Porque é possível e desejável apoiar uma greve de policiais
  20. Neofundamentalismo religioso e o neofascismo são pós-moderno
  21. A luta de classes na Direita Pós-Moderna: conceito e realidade
  22. Preconceito, identidade e polarização extrema na Direita Pós-moderna
  23. Pós-verdade, Direita x Esquerda: o escândalo da carne fraudada
  24. O novo monarquismo no Brasil não é apenas neoliberal, é pós-moderno
  25. Empreendedorismo, Liberdade econômica e Socialismo. Uma resposta à 'nova direita'
  26. Educação, cultura e mídia na Direita Pós-Moderna
  27. Liberalismo e Modernidade: as revoluções intelectuais e políticas do séc. 18. Compondo uma bibliográfica alternativa
  28. Violência, repressão e direitos humanos na Direita Pós-Moderna
  29. Ultradireita: é a economia, estúpido!
  30. Direita batendo cabeça. Mas não há uma onda conservadora?
  31. Não há onda conservadora'. População rejeita em consulta armamento da sua guarda
  32. Mais uma vez Terra Plana: conspiracionismo e direita pós-moderna
  33. A Pós-modernidade e os saberes
  34. Esquerda, classe média e pós-modernismo de Direita
  35. Eleição da extrema direita não é onda reacionária da população
  36.  ''Onda conservadora'' ou emergência de uma nova Direita?
  37. A Nova Direita e os desafios à Esquerda

Nenhum comentário:

Postar um comentário