sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Segundo ONU, um em cada 6 pessoas passa fome

Uma em cada 6 pessoas passa fome
Segundo a ONU, a cada 5 minutos, uma criança morre no mundo por falta de comida

Monitor Mercantil online, 14/10/2010


Uma em cada seis pessoas no mundo passa fome e a cada cinco minutos uma criança morre por desnutrição. "É uma fome que dói e mata", afirmou o representante da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), Hélder Muteia.

Segundo ele, até 2050, a população mundial deverá crescer de 6 bilhões para 9 bilhões de habitantes. Para que todos tenham acesso à comida, a oferta de alimentos precisa aumentar 70% nos próximos 40 anos.

Alcançar esse objetivo é um "grande desafio, mas não é impossível", disse Muteia. Para ele, cada vez mais, será exigido aumento de produção com menos investimentos.

Ele alertou, no entanto, para a necessidade de um crescimento sustentado da produção de alimentos, sob pena de o homem comprometer ainda mais o ecossistema.

"Com a pressa de produzir, estamos degradando o meio ambiente e há uma utilização exagerada de agroquímicos, o que pode afetar a sustentabilidade ambiental. É importante ganhar dinheiro, mas é preciso pensar também nos valores, tanto em sustentabilidade social, quanto ecológica", defendeu o representante da FAO, pregando a regulamentação do uso de produtos químicos na agropecuária.

Para ele, o Brasil pode ser um grande colaborador na tarefa de erradicar a fome no mundo, pelos recursos naturais, como solo e água, e pela capacidade técnica, "exportando conhecimentos e experiências".

Os grandes focos hoje de segurança alimentar, disse, estão voltados para a África Subsariana e alguns países da Ásia.

Segundo Muteia, entre 2009 e 2010, caiu o número de famintos no mundo: de 1,023 bilhão para 925 milhões. Ele advertiu, porém, que a estimativa não considera os impactos das enchentes no Paquistão nem a estiagem prolongada que afetou a produção agrícola da Rússia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário