terça-feira, 19 de outubro de 2010

Redução mundial de impostos às empresas e aumento dos indiretos

Redução mundial de impostos para as grandes empresas e aumento dos impostos indiretos e sobre consumidor

Durante a década passada, houve um lento, mas contínuo movimento de redução de impostos sobre as receitas corporativas e aumento das taxas indiretas em todo o mundo.

Segundo a empresa de consultoria KPMG, este movimento parece estar mais acelerado este ano. "No início de agosto de 2010, notamos planos de no mínimo dez países para aumentarem suas taxas de VAT ou GST (imposto sobre valor agregado). Outros dois países, a China e a Índia, planejam introduzir novos sistemas de impostos sobre consumo entre 2010 e 2013".

No Brasil

No Brasil a tendência é a mesma, a excessão é o Pis e a Cofins. As duas contribuições federais, que também podem ser considerados imposto indireto, porém não apenas sobre consumo, representam 31,7% da arrecadação da Receita.

Só para os outros
Em Portugal, enquanto o governo, em consonância com as exigências de aperto fiscal do FMI e da União Européia (UE), reduz em 10% o salário nominal do funcionalismo, a Anacom - a Agência Nacional de Comunicação local - gastou 150 mil euros (cerca de R$ 350 mil) num jantar para comemorar os 20 anos da entidade e, ao mesmo tempo, antecipar a celebração natalina. Pelo visto, e como sempre, em matéria de sacrifícios, cnocratas sem votos continuam a pregar que sacrifício só o dos outros.

fonte: Monitor Mercantil online

Nenhum comentário:

Postar um comentário