sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Onde achar sobre E. Preobrazhensky na internet (vol. 2)

por Almir Cezar Filho

Continuando a postagem de links da internet sobre a vida e obra do economista bolchevique Evgeny Preobrazhensky (1886 - 1937).

Apresento uma nova seleção de links interessantes sobre esse teórico marxista, temos aqui um texto do próprio, e alguns artigos que comentam sobre sua obra e vida. Dei atenção especial dessa vez ao debate de Preobrazhensky e Trotsky sobre a teoria da revolução permanente, e quais contribuições a análise marxista sobre revoluções proletárias na atualidade.

* link do artigo "Life and works of Evgenii Alekseevich Preobrazhenskii"

O artigo Life and works of Evgenii Alekseevich Preobrazhenskii (Vida e obras de Evgeny Alexsevich Preobrazhensky) por M.M. Gorinov and S.V. Tsakunov - em inglês. Um artigo completo sobre vida, bibliografia e contexto histórico.
Clique aqui: http://members.optushome.com.au/spainter/Preobrazhenski.html

* Link da resenha de "A Crise da Industrialização Soviética"

Link da resenha no Wikipédia em português do livro "A Crise da Industrialização Soviética: ensaios selecionados" - uma coletânea de artigos do economista russo e bolchevique Ievguêni Preobrajenski, selecionado por Donald A. Filtzer e traduzido em língua inglesa e publicada em 1979.


* Link do artigo de Valério Arcary sobre o chamado "Debate Trotsky-Preobrajensky"

O critério para a classificação das revoluções do século XX: o debate Trotsky/Preobrajensky dos anos 20. Artigo de Valério Arcary, historiador e doutor em História pela USP, sobre o debate entre esses dois marxistas lideres da Oposição de Esquerda, corrente que se opunha a burocratização da URSS efetuada pelo grupo de Stalin. A partir desse debate, dos temas e categorias debatidas, Valério traça as leis para classificar os tipos de revoluções sociais.
Clique aqui: http://www.pstu.org.br/juventude/mg/txt/O_criterio_para_a_classifica%C3%A7%C3%A3o_.htm


* Link com a carta de Preobrazhensky no célebre debate Trotsky-Preobrazhensky

A Respuesta a Trotsky por Eugenio Preobrazhenski (em espanhol) carta escrito em Abril de 1928 en resposta a carta de Trotsky, que já se encontrava no exílio.


* link com o texto de Nahuel Moreno Intervenciones en la Escuela de Cuadros, Argentina (1984)

Texto editado pelo Movimiento al Socialismo (MAS) da Argentina como Escuela de Cuadros – Argentina 1984: Crítica a las tesis de la Revolución Permanente de Trotsky y Teoría de la revolución, trabalho do teórico marxista Nahuel Moreno, onde apresenta a Teoria da Revolução Permanente e o debate entre Trotsky e Preobrazhensky sobre a leis da dinâmica revolucionária e papel dos fatores objetivos e subjetivos nesse processo.

boa leitura!

Nenhum comentário:

Postar um comentário