quinta-feira, 22 de setembro de 2011

ILAESE lança boletim de conjuntura


ILAESE lança boletim de conjuntura econômica destinado aos movimentos sindical e social


http://cspconlutas.org.br/ 12/09/2011

O ILAESE (Instituto Latino-americano de Estudo Socioeconômicos) recentemente lançou o Contra-corrente, um boletim de análise da conjuntura econômica com a “visão e linguagem do sindicalismo classista e dos movimentos sociais”, como afirma o próprio material.

O primeiro número, lançado em junho, tratou das causas da inflação no Brasil. Desde então, tem se referido aos temas mais importantes da conjuntura dos últimos meses. Ainda em junho, abordou o Novo Código Florestal e o desenvolvimento do agronegócio no país; para as campanhas salariais do segundo semestre, o boletim trouxe um estudo sobre o aumento da produtividade do trabalho.

Os últimos números trataram da crise econômica internacional e, atualmente, está sendo apresentado um especial sobre a Copa do Mundo que será realizada no Brasil em 2014 (leia abaixo a página 01 da edição de no. 08).

Os próximos números já estão planejados e tratarão sobre o sistema financeiro, o novo Plano Nacional de Educação e Saúde e Segurança do Trabalho. O boletim é lançado todo dia 1º e 15 de cada mês e está disponível para toda entidade que tem assinatura do material ou convênio com a entidade.


Um instituto a serviço da classe trabalhadora

Além da publicação do Contra-corrente, o ILAESE é especializado em formação sindical, estudos setoriais e assessoria sindical. Desde a sua criação, em 2002, está a serviço da construção de uma alternativa classista para o movimento sindical brasileiro.

No quesito da formação, o ILAESE conta com mais de 20 cursos disponíveis, com temáticas variadas. Os cursos abordam desde temas de formação teórica geral (como Classes Sociais e Estado, Introdução à Teoria Econômica Marxista, Alienação e Socialismo, curso sobre Opressões etc) à formação para ativistas sindicais (História do Movimento Sindical, Administração Sindical, CIPA, Saúde e Segurança do Trabalho, Direito do trabalho, Comunicação Sindical etc.).

Os cursos são aplicados no Brasil inteiro por monitores especializados em cada um dos temas. Só em 2010 foram realizadas 85 atividades de formação, em 18 Estados e com a participação de aproximadamente 4.100 trabalhadores.

O Instituto também organiza um seminário de Concepção, Prática e Estratégia Sindical que tem como objetivo aprofundar o conhecimento sobre uma determinada categoria e contribuir na atuação do seu sindicato.

Os estudos setoriais, por sua vez, são análises aprofundadas da situação de um determinado setor econômico ou categoria e eles servem para subsidiar importantes lutas e campanhas realizadas pelos sindicatos. Os estudos têm contribuído com várias campanhas salariais, fornecendo um conhecimento mais preciso no nível de produtividade e lucratividade de um setor (como no caso do metalúrgico de São José dos Campos), dos gastos em educação de uma determinada prefeitura (como em Belo Horizonte) ou na luta contra a privatização dos Correios, além de vários outros temas.

Se o sindicato ou movimento social precisa de um acompanhamento cotidiano, o ILAESE também realiza assessoria sindical.


Os interessados podem conhecer mais pelo site do instituto (www.ilaese.org.br) e entrar em contato por email (ilaese@ilaese.org.br) ou pelo telefone (11) 7552-0659.

Nenhum comentário:

Postar um comentário