domingo, 20 de março de 2011

Juíza indefere pedido de revogação da prisão de menor que participou de protesto contra Obama

20/03/2011 - 10:07 | Paulo Cezar Monteiro | São Paulo| Opera Mundi

Juíza indefere pedido de revogação da prisão de menor que participou de protesto contra Obama

De acordo com informações do PSTU (Partido Socialista de Trabalhadores Unificados), a juíza Virginia Lucia Lima da Silva, do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, indeferiu neste sábado (19/03) o pedido de revogação de prisão do menor de idade detido na manifestação contra a recepção do presidente norte-americano, Barack Obama, no Rio de Janeiro, ontem (18/03). O jovem está detido no Instituto Padre Severino, destinado a menores infratores. 

O menor e outros doze acusados, três mulheres e nove homens, que também estão detidos, são acusados de tentar incendiar o Consulado dos Estados Unidos, localizado região central do Rio. Durante o protesto, um segurança foi atingido por um coquetel molotov. Segundo informações da polícia, lançados pelos manifestantes.

O presidente do PSTU/RJ, Cyro Garcia, afirmou que não há provas contra os manifestantes e que eles não tiveram direito a fiança. "Os policiais sabem que quem foi preso não tem nada a ver com o que houve. Tem gente lá presa sem nenhuma prova. É um absurdo”, disse. 

O juiz João Ferreira Morão negou o pedido de soltura dos outros doze presos, maiores de idade. As mulheres estão sendo mantidas no presídio de Bangu e os homens no presídio de Água Santa.

Garcia informou que os advogados do PSTU ainda esperam a resposta para o pedido de habears corpus do menor e dos outros doze presos.

A assessoria do PSTU do Rio de Janeiro informou que o senador Lindberg Farias, do PT, e os deputados Janira Rocha, (PSOL) e Stepan Nercessian (PPS) fariam uma visita neste sábado aos manifestantes detidos.

Um abaixo assinado pela libertação dos 13 manifestantes, classificados pelo PSTU como presos políticos, está disponível na internet. O partido fará um ato neste domingo (20/03), às 10h, contra a visita de Obama e pela liberdade dos presos político.

Veja a lista das pessoas presas em ato contra a visita de Obama:

Gilberto Silva - eletricista

Rafael Rossi - professor de estado, dirigente sindical do SEPE

Pâmela Rossi - professora do estado

Thiago Loureiro - estudante de Direito da UFRJ, funcionário do Sindjustiça

Yuri Proença da Costa - funcionário dos Correios

Gualberto Tinoco "Pitéu" - servidor do estado e dirigente sindical do SEPE

Gabriela Proença da Costa - estudante de Artes da UERJ

Gabriel de Melo Souza Paulo - estudante de Letras da UFRJ, DCE-UFRJ

José Eduardo Braunschweiger - advogado

Andriev Martins Santos - estudante da UFF

João Paulo - estudante Colégio Pedro II

Vagner Vasconcelos - Movimento MV Brasil

Maria de Lurdes Pereira da Silva - doméstica 

Nenhum comentário:

Postar um comentário