Marcos Oliveira e Sergio Souto - FATOS&COMENTÁRIOS - 17/02/2012
A diretoria da Sociedade Brasileira de Economia Política (SEP) indicou Theotonio dos Santos para concorrer à premiação anual que a World Association for Political Economy (Wape) realiza durante seu encontro internacional para prestigiar autores e pesquisadores do campo da economia política marxista. O prêmio, intitulado The Distinguished Achievement Award of World Political Economy of the 21st Century, tem o objetivo de promover a pesquisa em economia política pelo reconhecimento de contribuições de economistas de diferentes países que tenham realizado inovações importantes em teoria e metodologia.
Dependência atual
Theotonio afirma que a indicação é uma mostra do renascimento da Teoria da Dependência, que ano passado mereceu uma sessão especial no XII Encontro Anual da SEP: "Essa conquista teórica foi combatida fortemente no Brasil com uma deformação sistemática de suas teses principais, mas é uma referência necessária em várias partes do mundo, particularmente nos Estados Unidos, onde é considerada uma das três correntes básicas da Economia Política Internacional (ver The Library of International Economy, cinco volumes, editados pela Edward Elgar) ou na China, onde meu livro Imperialismo e Dependência já esgotou duas edições", ressaltou o economista, que integra o Conselho Editorial do MM.
Ásia e América
A World Association of Political Economy é de fundação recente, por iniciativa de economistas políticos chineses, sobretudo de Xangai, em articulação com os economistas marxistas japoneses e economistas progressistas dos Estados Unidos. O regulamento oficial da premiação está disponível em link no site da SEP (www.sep.org.br). Qualquer acadêmico pode se inscrever até 25 de março.
Nenhum comentário:
Postar um comentário