sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

A japonização da economia dos EUA

por Almir Cezar

Vejam a notícia

Governo dos EUA garante US$ 400 bilhões em ativos do Citi e BofA
16/01 - 11:49 , atualizada às 12:57 16/01 - Valor Online

SÃO PAULO - Apesar de boa parte dos analistas ter dito recentemente que o risco de quebra de grandes bancos globais já tinha ficado para trás, o governo norte-americano divulgou nesta sexta-feira que vai garantir perdas de mais de US$ 400 bilhões em ativos de dois dos principais conglomerados financeiros dos Estados Unidos: Citigroup e Bank of America (BofA).


Para ler a matéria na íntegra: http://ultimosegundo.ig.com.br/economia/2009/01/16/governo+dos+eua+garante+us+400+bilhoes+em+ativos+do+citi+e+bofa+3407996.html

***

Comentário:

Para mim cada vez mais parece a crise financeiro nos EUA está ganhando os contornos de ficar semelhante a crise econômica e bancária-financeira japonesa dos anos de 1990. O Japão precisou de 10 anos para recuperar-se, e só começou a dar sinais de recuperação às vésperas da recente crise econômica mundial.

O sistema bancário entre 1991-93 simplesmente quebrou e levou junto os setores produtivos, levando uma recessão de mais de 10 anos. O governo fez dezenas de pacotes de ajuda, jogou as taxa de juros a níveis negativos, comprou todos os créditos podres, incentivou a centralização bancária (com fusões e compras), e foi obrigado ao final estatizar a maior parte do setor.

Poderemos estar vendo uma "japonização bancária" dos EUA. O pior é que a economia dos EUA nas últimas três décadas garantiu a hegemonia do sistema mundial capitalista sob as fundações de seu sistema financeiro à medida que seu parque industrial entrava em colapso, sofrendo severa concorrência do Japão, da UE e dos novos fenômenos industriais como os Tigres asiáticos e os BRICs e mesmo da transferência de indústria dos EUA para zonas de baixo salário, como o México. Sem a garantia do setor financeiro como motor da hegemonia estadunidense, podemos estar caminhando para uma nova etapa da atual era do capitalismo mundial.

E a crise econômica pode desdobrar-se por um período maior do que o inicialmente pensado. Vide que a crise de 1929, com a recessão que durou entre 1929-1933, empurrou os EUA a uma depressão que perdurou até o fim da década de 1930, finalizada nem mesmo com o New Deal, mas com o início da Segunda Guerra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário