domingo, 5 de fevereiro de 2012

Carnaval 2012 em Niterói com blocos e escolas na Rua da Conceição e carnaval de rua pelos bairros

Dica cultural do domingo


Bloco Olodumaré será o 2o a entrar na Rua da Conceição 
foto: Bruno Sgarbi

O animado carnaval do Rio de Janeiro não se limita ao desfile das escolas de samba da Marquês de Sapucaí ou dos blocos do Centro e Zona Sul da cidade do Rio. No outro lado da Baía de Guanabara, em Niterói, haverá quatro dias de muita folia momesca. O Carnaval 2012 em Niterói terá desfile de 38 agremiações entre escolas de samba e blocos em passarela montada na Rua da Conceição, e ainda haverá "carnavais" de rua pelos vários bairros da cidade.

Na Rua da Conceição
A festa na Rua da Conceição, no Centro de Niterói, começa no sábado, dia 18 de fevereiro, às 20h, com desfile do bloco da imprensa da cidade “Pauta Quente”, que nasceu da fusão dos blocos “Filhos da Pauta” e “Segundo Clichê”, em seguida passam pela passarela do samba a "Corte do Carnaval de Niterói" e os blocos de embalo "Olodumaré", "Barro Vermelho", "Cio da Capivara", "Unidos da Leopoldina", "Unidos do Maruí", "Unidos do Preventório", "Unidos de Jurujuba" e "Comunidade Verde e Branca".

No domingo, 19 de fevereiro, a Rua da Conceição vai receber os desfiles dos blocos de enredo do Primeiro e Segundo Grupos, a partir das 20h. Primeiro, se apresentam os blocos do Grupo 2: "Experimenta", "Alegria da Zona Norte", "Amigos da Ciclovia", "Fora de Casa", "Tá rindo por quê?" e "Se não guenta por que veio?". Depois desfilam os blocos do Grupo 1, na seguinte ordem: "Banda Batistão", "Unidos do Castro", "Galo de Ouro", "Balanço do Fonseca", "Grilo da Fonte", "Unidos de Piratininga" e "Ferimento Leve".

Na segunda-feira, 20 de fevereiro, a abertura dos desfiles, também, será às 20h, com as escolas de samba do grupo de acesso, formado por 9 escolas. A ordem é a seguinte: "Unidos da Magnólia Brasil"; "Império de Araribóia"; "Bafo do Tigre"; "Souza Soares"; "Tá mole, mas é meu"; "União da Engenhoca"; "Sacramento"; "Bem Amado" e "Garra de Ouro". Cada agremiação terá 40 minutos para se apresentar.

A festa momesca será encerrada na terça-feira, dia 21 de fevereiro, quando haverá o desfile das agremiações do grupo especial de Niterói. Cada escola terá 50 minutos para se apresentar. A Escola de Samba "Unidos da Região Oceânica" abre o desfile do grupo de elite; seguida da "Cacique da São José"; "Grupo dos 15"; "Independente do Boassu"; "Mocidade Independente de Icaraí"; "Folia do Viradouro"; e "Sabiá", que é a atual campeã do Carnaval de Niterói.

A arena de desfiles da Rua da Conceição terá 500 metros (Rua Visconde do Rio Branco até a Rua Luiz Leopoldo Pinheiro) e ganhará arquibancadas, sistema de iluminação especial, 30 banheiros químicos, além de cabines de jurados e camarote para receber autoridades e a imprensa. As Escolas de Samba e Blocos terão dois trios elétricos à disposição.

As agremiações vão se concentrar na Rua José Clemente e no trecho da Rua Visconde do Rio Branco - compreendido entre o primeiro corredor viário e o início da Rua da Conceição. A área de desfiles terá um percurso até a Rua Luiz Leopoldo Fernandes Pinheiro. O restante do percurso, desse cruzamento até a esquina com a Rua Visconde de Sepetiba, será área de dispersão. 

Nos bairros 
Niterói terá carnavais de bairro por toda a cidade, da Zona Norte a Zona Sul, passando pela Região Oceânica e Centro. Além da Rua da Conceição, o folião vai poder curtir o Carnaval em diferentes locais, como na tradicional Rua Nóbrega, no Jardim Icaraí (onde desfila a popular "Banda de Icaraí"); em Rio do Ouro; no Pé Pequeno (onde desfila a popular "Banda de Santa Rosa"); Avenida Central; Engenho do Mato; Barreto; Engenhoca; Ingá (onde desfila a também popular "Banda do Ingá"); Fonseca; Região Oceânica.

Uma dica, ainda na sexta-feira de carnaval, às18h no Jardim Icaraí, desfila o Bloco Dominó, a Concentração/Trajeto: Sai da Rua 5 de Julho, desce a Geraldo Martins até a Avenida 7 de Setembro e vai até a Roberto Silveira, volta pela 5 de Julho.
Veja aqui a agenda dos blocos pelos bairros de Niterói.

Nenhum comentário:

Postar um comentário