sábado, 16 de maio de 2009

A esquerda brasileira e a crise: Fiori vs. Ouriques

por Almir Cezar Filho

A alguns dia publicamos aqui no Blog o artigo de Nildo Ouriques que polemiza com José Luís Fiori sobre os rumos da esquerda brasileira e latino-americana ao longo da História recente e agora no pós-crise econômica mundial.

Hoje publicamos link com artigo original do Fiori e o link com o artigo de polêmica feita pelo Ouriques. No meu entender, o artigo de Ouriques, desconstrói plenamente os argumentos e teses de Fiori, resgatando inclusive o legado histórico da Teoria da Dependência e as polêmicas que essa vertente da ciências sociais suscitou na intelectualidade brasileira.

***

A esquerda e a crise

por José Luís Fiori, www.cartamaior.com.br

Neste período haverá resistência e haverá conflitos sociais agudos, e se a crise se prolongar, deverão se multiplicar as rebeliões sociais e as guerras civis nas zonas de fratura do sistema mundial. Mas do nosso ponto de vista, não haverá uma mudança de modo de produção em escala mundial, nem tampouco ocorrerá uma superação hegeliana do sistema inter-estatal capitalista. A análise é de José Luís Fiori, em artigo escrito para a revista Margem Esquerda, nº 13, que será lançada em breve.

[ Clique aqui para ler ]

***

América Latina, um continente sem teoria?

por Nildo Ouriques, www.cartamaior.com.br

O professor Nildo Ouriques, da UFSC, contesta artigo de José Luís Fiori, publicado nesta página: "No Brasil, o debate acerca da dependência sempre foi mal compreendido. Contudo, este desconhecimento não é resultado do acaso, pois tem sido construído como um instrumento de dominação política e de legitimação do capitalismo dependente no país".

[ Clique aqui para ler ]

Nenhum comentário:

Postar um comentário