Periféria européia à beira do colapso. Produção industrial dos Piigs (Portugal, Irlanda, Itália, Grécia e Espanha) desaba, enquanto isso Alemanha se recupera - à custa da sua periféria.
Produção industrial dos Piigs desaba
Monitor Mercantil, 01/07/2011
A produção industrial na Grécia, Itália, Irlanda e Espanha teve contração em junho. A indústria grega teve o pior desempenho entre os países da Zona do Euro, com o índice de produção manufatureira caindo para 45,5 pontos. Abaixo de 50 pontos significa contração. Portugal o quinto integrante do grupo chamado de Piigs, não entra na pesquisa.
O índice médio da Zona do Euro ficou no menor nível em 18 meses, segundo o índice Markit: 52 pontos em junho, ante 54,6 em maio. A média do primeiro trimestre do ano era de 57,9 pontos.
O melhor desempenho em junho foi da Alemanha, com 54,6 pontos. Ainda assim, o pior nível em 17 meses.
A indústria da China teve o menor crescimento em 28 meses em junho, devido a um menor avanço das encomendas motivado pelo enfraquecimento da economia global e um aperto monetário interno. O índice oficial do setor manufatureiro caiu para 50,9 em junho, ante 52 em maio. Acima de 50 pontos indica expansão.
A produção industrial norte-americana apresentou recuperação em junho, depois de uma queda brusca da atividade manufatureira em maio. O índice de atividade manufatureira aumentou de 53,5 pontos em maio para 55,3 pontos em junho. Apesar da alta, foi o crescimento mais lento em 20 meses.
Nenhum comentário:
Postar um comentário