É a História Oficial, do argentino Luis Puenzo, é considerado um dos clássicos da cinematografia mundial. Conta a história de um professora de classe média, não politizada em um primeiro momento, que acaba descobrindo que a criança adotada por ela pode ser filha de presos políticos da época da ditadura militar argentina.
A professora Alicia é uma mãe que adora a filha adotiva Gaby, que chegou a sua casa trazida pelo marido. Alicia reencontra a amiga Ana, uma ex-presa política que retorna do exílio e lhe informa sobre as barbaridades cometidas pelos militares contra os opositores políticos depois do golpe de estado que derrubou a presidente Izabel Perón, em março de 1976.
Alicia acaba concluindo que o marido, Roberto, poderia ter vínculos com a ditadura e que os pais da sua filha adotiva tinnham sido assassinados num dos centros de torturas criados pelos militares. De pesquisa em pesquisa, a professora argentina toma contato com as Mães da Praça de Maio e encontra a avó biológica de Gaby.
A História Oficial é um drama de 113 minutos tendo no elenco, entre outros, Norma Aleandro, no papel de Alicia, Héctor Alterio, Roberto Analia Castro, Gaby e Chuchuna Villafañe, a ex-presa política Ana.
Mais informações: Casa da América Latina
Nenhum comentário:
Postar um comentário