quinta-feira, 2 de abril de 2009

Cartilha da Uerj ajuda idosos em procedimentos bancários

Jornal Monitor Mercantil, 31/03/2009
http://www.monitormercantil.com.br/mostranoticia.php?id=59575

A Universidade Aberta da Terceira Idade (UnATI), localizada na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), lançou, nesta segunda-feira, uma cartilha para ajudar idosos em procedimentos bancários. A publicação tem texto acessível e ilustrações para atrair a atenção dos maiores de 65 anos. Elaborada por Sandra Rabello, coordenadora de Projetos de Extensão da UnATI/Uerj, com o auxílio de sua bolsista, Danielle de Paiva da Rocha, a cartilha oferece dicas importantes sobre como utilizar o caixa eletrônico dos bancos, e ensina a evitar golpes como o do "cartão engolido", da "saidinha de banco" e do recadastramento bancário.

Segundo Sandra, a idéia da publicação surgiu por meio de uma pesquisa realizada com pessoas da terceira idade. Ao conversar com idosos, ela percebeu que os problemas referentes a procedimentos bancários e à ação de golpistas são mais comuns do que se imagina.

- A cartilha é um projeto de extensão. Já elaboramos uma sobre violência contra o idoso e, agora, estamos distribuindo esta sobre o serviço bancário. Fizemos uma pesquisa e investigamos quais as principais dificuldades que os idosos enfrentam nas instituições bancárias - explicou.

De acordo com a coordenadora, é comum encontrar estranhos rondando idosos para terem acesso a senhas bancárias. Em outros casos, a própria família se aproveita da ingenuidade dos mais velhos. Sandra lembra também que ainda é tímida a utilização de profissionais para auxiliar idosos nos caixas eletrônicos.

- O idoso, às vezes, precisa de auxílio não só no que diz respeito ao caixa eletrônico, mas também em relação a cheques e conta corrente - acrescentou.

A elaboração da Cartilha de Procedimentos Bancários para a Pessoa Idosa recebeu o apoio do Procon - órgão de defesa do consumidor -, do Ministério Público, e do Núcleo Especial de Atendimento à Pessoa Idosa (Neapi), subordinado à Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro.

A publicação pode ser adquirida gratuitamente na UnATI/Uerj, que fica na Rua São Francisco Xavier, 524, 10º andar, bloco F, Pavilhão João Lyra Filho. A cartilha também pode ser obtida pela Internet. Basta acessar o endereço www.unati.uerj.br (há um link na página principal).

Nenhum comentário:

Postar um comentário