sábado, 17 de outubro de 2009

Incêndio destrói acervo do artista plástico Hélio Oiticica


Mais um péssimo exemplo de como as artes e o legado de importantes artistas são tratados no Brasil. Incêndio doméstico destrói acervo do falecido artista plástico Hélio Oiticica. O inacreditável é como e porquê um tão importante acervo estava tão precariamente guardado em casa de familiares e não em um centro cultural ou museu, especialmente aquele centro de artes no Centro da cidade do Rio, que justamente leva seu nome. O fim infelizmente só podia ser esse, uma pena.

Incêndio atinge casa do artista plástico Hélio Oiticica e destrói acervo no Rio

Folha Online 17 outubro 2009 - Um incêndio atingiu a casa da família do artista plástico Hélio Oiticica no Jardim Botânico, zona sul do Rio, na noite de sexta-feira (16). Quase todo o acervo do artista ficou destruído.

O fogo atingiu uma sala localizada no primeiro andar da casa, local onde estavam guardadas as pinturas e esculturas do artista.

No momento do incêndio, a família estava reunida do terceiro andar da casa, mas quando sentiram o cheio da fumaça, as obras já estavam em chamas.

"Sinto que eu fracassei porque minha missão, depois que me aposentei, era cuidar da obra dele, da divulgação e da guarda da obra dele", disse a jornalistas César Oiticica, irmão do artista plástico.

Segundo ele, o fogo destruiu 90% da obra, e o prejuízo pode chegar a US$ 200 milhões, de acordo com a Globonews.

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u639395.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário