terça-feira, 27 de março de 2012

Utilização da capacidade industrial sobe a 71% em fevereiro

Um dado com grande implicações econômica foi divulgado pela CNI-Confederação Nacional da Industrial, órgão de classe do empresariado industrial, o índice de utilização da capacidade industrial (UCI). Que em fevereiro subiu, de 69% em janeiro, para 71%, revelando que o setor está muito longe da utilização plena de sua capacidade instalada, e portanto abaixo do "produto potencial".

CNI: utilização da capacidade industrial sobe a 71% em fevereiro

Reuters, 21/03/2012

O percentual médio de utilização da capacidade instalada (UCI) da indústria brasileira subiu de 69% em janeiro para 71% em fevereiro, de acordo com a Sondagem Industrial divulgada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) nesta quarta-feira.
A produção do setor industrial recuou em fevereiro pelo sexto mês consecutivo, atingindo 46,5 pontos de acordo com a entidade. Embora tenha ficado acima dos 45,0 de janeiro, o número ainda mostra queda da produção.

Os indicadores da Sondagem variam de zero a cem, sendo que valores acima de 50 indicam aumento da atividade, do emprego, acúmulo de estoques indesejados e UCI acima do usual. A pesquisa ouviu 1.883 empresas entre os dias primeiro e 14 de março.
O índice de UCI ficou abaixo do usual para o mês, ao registrar 42,9 pontos.O índice de evolução do emprego também ficou abaixo dos 50 pontos, em 46,5 pontos em fevereiro, o que configura redução nas vagas de trabalho no setor industrial. 
A CNI destacou que, mesmo com quedas sucessivas na produção industrial, o setor não conseguiu reduzir o volume de estoques, que tem se mantido acima do planejado desde março de 2011.
Em fevereiro, o índice de estoque efetivo em relação ao planejado atingiu 52,1 pontos, indicando acúmulo indesejado de mercadorias. A evolução de estoques ficou em 51,1 pontos, mostrando aumento no volume de produtos que, por não serem vendidos, foram armazenados pelas indústrias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário