quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

BC endivida mais o Brasil - de novo

Vejam como se cria dívida no Brasil. Como sempre a culpa é do BC, a ação é do Tesouro, quem lucra são os banqueiros e quem perde é o trabalhador-contribuinte. Para piorar, os bancos ganhando tanto dinheiro e tão fácil, não se arriscam a emprestar para o cidadão comum a juros mais baixos - está aí a razão de pagarmos o consumidor final a taxa de juros mais alta do mundo.

Tesouro autoriza emissão de R$ 49 bi em títulos
Agência Brasil | 09/02/2012
O Tesouro Nacional autorizou a emissão de R$ 49,155 bilhões em títulos (notas do Tesouro Nacional, Série B) para cobrir o resultado negativo que o Banco Central registrou no primeiro semestre de 2011 com a administração das reservas internacionais. A portaria que autoriza a emissão foi publicada hoje no Diário Oficial da União. Esse tipo de título é corrigido pela inflação. 

A taxa de juros será 6% ao ano, com atualização pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). O pagamento de juros ocorrerá semestralmente. 

O acúmulo de reservas internacionais é alvo de críticas de economistas devido ao custo de formação das reservas, com rentabilidade menor do que o valor que o país paga para manter os recursos. Mas, para o governo, as reservas funcionam como uma proteção em momentos de crise e é um indicador para investidores de que a economia é estável. Na crise de 2008, parte das reservas foi usada para ajudar, por meio de empréstimos, empresas com dificuldades de acesso ao crédito no exterior. 

O prejuízo com a administração das reservas é sempre coberto pelo Tesouro Nacional. O valor do repasse ao BC é aprovado no Orçamento anual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário