Conservatório de Música de Niterói, lugar de educação e música
por Emir Zar
O Conservatório de Música de Niterói (CMN) é um tradicional estabelecimento privado de ensino de artes localizado no município de Niterói, na Rua São Pedro 96, Centro. Fundado em 1913, oferece atualmente os cursos livre, técnico, graduação e pós-graduação de música. Desde a sua inauguração, o conservatório tem corpo docente formado por professores de orquestra. Além das aulas, a casa oferece uma série de audições sinfônicas.
O prédio do Conservatório de Música de Niterói é uma das mais significativas edificações residenciais do entorno do Jardim São João. Sua arquitetura é bastante representativa do primeiro quartel do século XX, na área urbana central de Niterói. Com frequência, suas dependências abrigam recitais de canto e música instrumental com entrada franca.
História
O Conservatório de Música de Niterói foi fundado em 1913, no Teatro Municipal de Niterói, durante a assembléia geral da Sociedade Symphonica Fluminense, com a finalidade de ampliar a área de educação artística - ensinando música, promovendo recitais e audições e "tudo mais que se relacionasse à divulgação da arte". Provisoriamente, o Conservatório funcionou na Rua Visconde do Rio Branco, nº 65, na sede da Escola Técnica Fluminense.
Em 1965, por ato do Presidente da República foi elevado à categoria de escola de nível superior. No dia 22 de dezembro daquele ano, através de um convênio, o Conservatório de Música de Niterói ficou agregado à recém-criada Universidade Federal Fluminense. Porém, nunca foi federalizada, tal como ocorrera com a Faculdade Fluminense de Filosofia.
Edifício
O prédio do Conservatório de Música de Niterói é uma das mais significativas edificações residenciais do Jardim São João, Centro de Niterói. Sua arquitetura é bastante representativa do primeiro quartel do século XX, na área urbana central. O prédio foi tombado pela Prefeitura Municipal de Niterói, através da Lei nº 1.066, em 1992.
A edificação, conhecida como Vila Joaquina, foi outrora residência do comerciante e cônsul honorário de Portugal, Francisco Rodrigues da Cruz, fundador da Associação Comercial de Niterói e do Banco Fluminense (1924).
Em 1938, o prefeito de Niterói, Brandão Júnior, adquiriu o prédio para nele instalar o Grupo Escolar Ramon Cárcano, tendo sido cedido, posteriormente, ao Conservatório de Música de Niterói, que ocupa o imóvel até hoje.
Referências
↑ http://rioshow.oglobo.globo.com/musica/casa-de-shows/conservatorio-de-musica-de-niteroi-1231.aspx
↑ http://ddp-fan.com.br/patrimonio/CONSERVA.htm
↑ http://www.jornaldaenseada.com.br/index.php?main=enseada&id_news=4692
↑ "Niterói Patrimônio Cultural", editado pela SMC/Niterói Livros em 2000
Nenhum comentário:
Postar um comentário