segunda-feira, 7 de maio de 2012

(Presidencial francesa) Hollande: Obama europeu?

Confiável
Marcos Oliveira e Sergio Souto - FATOS & COMENTÁRIOS - Monitor Mercantil, 07/05/2012

Comentário, entre ferino e desiludido, de um economista amigo da coluna: "Um marciano que descesse em Paris em plena campanha e olhasse os dois programas de governo - o do Hollande e o do Sarkozy - não conseguiria em absoluto entender qual seria a diferença entre eles. Você vai ver o desastre que vai ser seu (de Hollande) governo. Vai fazer um governo mais à direita e com mais austeridade do que o que se propunha a fazer o Sarkozy, anote o que estou dizendo, até para provar que é "confiável" para os "mercados". E prevê: "Ele vai levar o PS a ficar afastado do governo pelos próximos 20 anos, depois do término do seu mandato...".

Finalmente, conclui: "Vem uma crise por aí, a situação econômica da França é muito difícil e o Hollande não tem propostas consistentes. Os preços dos imóveis vão cair - e muito, na minha opinião." 

Sopro 
Já um analista político, menos pessimista, afirmou: "Qualquer pessoa de esquerda deve estar aliviada com este resultado das eleições francesas. Não por Hollande ser algo muito especial. Talvez seja justamente o contrário, um "Obama europeu". Mas pode significar algum sopro de novidade na mesmice do seu continente."

Nenhum comentário:

Postar um comentário