quinta-feira, 23 de junho de 2011

Estudo do Ipea mostra que desenvolvimento do Brasil é instável

Terceira edição de 2011 do IQD-Índice de Qualidade de Desenvolvimento foi divulgada na quarta-feira, dia 22/06, na sede do IPEA, em Brasília, mostra que o desenvolvimento no Brasil ainda é instável - vale lembrar que o desenvolvimento instável é um traço típico de uma economia periférica e dependente no capitalismo mundial.

O Índice de Qualidade do Desenvolvimento (IQD) de março deste ano atingiu 259,43 pontos e ficou dentro da classificação "instável", em uma escala que vai de "ótima" a "péssima". "A classificação de instabilidade significa que não há convergência entre os três fatores que compõem o índice: há crescimento da economia do País e distribuição de renda, mas não na inserção do Brasil no cenário externo", disse o presidente do Ipea, Márcio Pochmann.

Estudo do Ipea mostra que desenvolvimento do Brasil é instável
Folha Online, 22/06/2011


Estudo realizado pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), ligado à Presidência da República, mostra que o desenvolvimento no Brasil ainda é instável.

Embora o IQD (Índice de Qualidade de Desenvolvimento) de março, divulgado nesta quarta-feira, tenha aumentado, chegando aos 259,43 pontos, o número continuou na área classificada como instável pelo instituto. Em fevereiro, o índice havia registrado 246,5 pontos.

A pontuação deste mês está distante do patamar classificado como ótimo (400 a 500 pontos), apesar de ser maior do que a registrada entre março de 2007 e abril de 2008, antes de o Brasil ser atingido pela crise, diz o relatório.

O IQD é composto de três subíndices: Qualidade do Crescimento, Qualidade do Bem-Estar e Qualidade de Inserção Externa.

O subíndice Qualidade do Crescimento de março sofreu queda em relação a fevereiro. De 265,1 pontos para 245,34. A piora foi causada por um leve decréscimo do índice de confiança da indústria e uma forte redução do índice de folha de pagamentos. O índice permanece na área classificada como instável.

O índice de Qualidade do Bem-Estar também caiu em março, registrando 342,59 pontos --ante 361,1 pontos em fevereiro. Ainda assim permanece na área classificada como boa. A diminuição se deve ao aumento do desemprego, do índice de Gini (que mede o grau de desigualdade na distribuição pessoal da renda) e da taxa de pobreza, que vinham apresentando queda nos períodos anteriores, segundo o Ipea.

Já o Índice de Qualidade da Inserção Externa apresentou sinais de recuperação retornando à mesma taxa registrada em setembro de 2010: 209,45 pontos. Em fevereiro, o índice havia ficado em 148,6 pontos. A recuperação se deve à melhora no desempenho das exportações de bens manufaturados e nos termos de troca.

SAIBA MAIS
O IQD (Índice de Qualidade do Desenvolvimento) é uma pesquisa mensal realizada pelo Ipea que capta se o desenvolvimento vivido pelo país contempla os requisitos de crescimento econômico com distribuição de renda e aponta se o movimento tende a sustentar-se no tempo.

Ele é dividido em cinco escalas:

Ótima - 400 a 500 pontos

Boa - 300 a 400 pontos

Instável - 200 a 300 pontos

Ruim - 100 a 200 pontos

Péssima - 0 a 100 pontos

Leia a íntegra da 3ª edição do Índice de Qualidade do Desenvolvimento
Veja os gráficos da apresentação

Nenhum comentário:

Postar um comentário