terça-feira, 14 de janeiro de 2020

Agricultura familiar urbana: limites da política pública e das representações sociais

Por Almir Cezar Filho

Meu artigo com a professora Annelise Fernandez da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) acaba de ser publicado na revista científica internacional "Cidades, Comunidades e Territórios", com o título Agricultura familiar urbana: limites da política pública e das representações sociais.

O artigo descreve os entraves para a aplicação da política pública da agricultura familiar em meio urbano no Brasil. Mostramos que uma série de representações associadas ao rural-agrícola tem moldado os critérios de classificação dos técnicos de assistência técnica rural (ATER), do mesmo modo que define na prática os limites de aplicação desta política em meio urbano. 

A mobilização de movimentos sociais ligados à agricultura urbana, especificamente no município do Rio de Janeiro, resultou na construção de uma arena pública que denunciou a falta de acesso de agricultores familiares cariocas às políticas agrárias. Como resultado deste esforço recíproco entre debate e ação, os critérios de classificação da agrariedade em meio urbano foram explicitados e o reconhecimento da agricultura familiar urbana foi dado como um problema público e, junto à possibilidade de interseção entre as políticas de agricultura familiar e agricultura urbana, o tema ganhou projeção nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário