quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Contra avanços de movimentos especulativos Índia estuda controlar capitais

Índia já estuda controlar capitais


Medida se soma à reação de emergentes contra avanço de movimentos especulativos

A Índia também já admite adotar medidas para restringir a entrada de capital estrangeiro no país, caso ela aumente. O anúncio foi feito pelo presidente do Banco Central indiano, Duvvuri Subbarao.

A declaração reforça as recentes ações de outros emergentes para conter o rápido avanço dos preços dos ativos, entre outras bolhas causadas pelo fluxo de recursos para países emergentes.

"No futuro, deve haver um aumento nos fluxos de capital e eu acho que não devemos descartar uma administração de capital ativo, como fizemos de 2006 a 2008," disse Subbarao, durante uma conferência econômica.

Os comentários ocorrem no momento em que vários países emergentes anunciam medidas para conter a entrada de grandes fluxos de capital estrangeiro em suas economias.

O Brasil foi um dos criaram barreiras mais modestas, como a criação de imposto de 2% sobre o investimento estrangeiro em fundos de renda fixa e de ações. Já Taiwan proibiu fundos estrangeiros de investir em depósitos a prazo no país.

"Nossa tarefa, no médio prazo, é melhorar e aumentar a capacidade de absorção da economia, mas para isso precisamos calibrar as reservas, que correspondem, aproximadamente, ao déficit em conta corrente", destacou Subbarao.

Fonte: Monitor Mercantil, 08 de dezembro de 2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário