terça-feira, 22 de setembro de 2009
Hoje é o Equinócio
Hoje, 22 de setembro é o equinócio. Esse ano coincidiu com o início da primavera no hemisfério sul e do outono no hemisfério norte. Hoje o dia e a noite, tanto no hemisfério sul quanto no norte, tem o mesmo número de horas.
Em astronomia, equinócio é definido como um dos dois momentos em que o Sol, em sua órbita aparente (como vista da Terra), cruza o plano do equador celeste (a linha do equador terrestre projetada na esfera celeste). Mais precisamente é o ponto onde a eclíptica cruza o equador celeste.
A palavra equinócio vem do Latim, aequus (igual) e nox (noite), e significa "noites iguais", ocasiões em que o dia e a noite duram o mesmo tempo. Ao medir a duração do dia, considera-se que o nascer do Sol (alvorada ou dilúculo) é o instante em que metade do círculo solar está acima do horizonte e o pôr do Sol (crepúsculo ou ocaso) o instante em que o círculo solar encontra-se metade abaixo do horizonte.
Com esta definição, o dia e a noite durante os equinócios têm igualmente 12 horas de duração.
Os equinócios ocorrem nos meses de março e setembro e definem as mudanças de estação. No hemisfério norte a primavera inicia em março e o outono em setembro. No hemisfério sul é o contrário, a primavera inicia em setembro e o outono em março.
Os equinócios se contrapõem ao solísticios. Esses são quando ou a noite ou o dia tem mais horas do que o outro. São dois os solísticios anuais, o do inverno e do verão.
Essas não são curiosidades astronômicas. As sociedades tradicionais eram regidas pelos ritmos da natureza. Mas também a sociedade capitalista também tem como referência os eventos astronômicos. Várias de nossas tradições são determinadas assim.
Os solísticios nas sociedades de tradição cristã determinam o Natal e o dia de São João.
Mais informação veja: Wikipédia
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário