domingo, 10 de julho de 2011

Indústria em marcha lenta, a desindustrialização se soma a desnacionalização

Indústria em marcha lenta
Monitor Mercantil, 07/07/2011

À DESINDUSTRIALIZAÇÃO SE SOMA A DESNACIONALIZAÇÃO
Nos primeiros cincos meses de 2011, o crescimento industrial não chegou a 2%, muito longe da taxa alcançada no mesmo período do ano passado (17,3%) ou de 2010 como um todo (10,5%). O Instituto para o Desenvolvimento da Indústria (Iedi) pondera que mesmo esse desempenho foi favorecido pela base fraca do ano anterior e alerta para o "encolhimento generalizado" da produção.

"É claro que esses últimos índices têm correspondência em um processo de recuperação de nossa economia à crise internacional. Mas, se retrocedermos ao período pré-crise, a comparação também faz sobressair o magro desempenho de 2011: no ano cheio de 2007, a expansão industrial foi de 6%, e de 6,3% no período janeiro/maio de 2008", diz o Iedi.

Para o instituto, a indústria brasileira vive "flagrante perda de dinamismo ou mesmo retração absoluta". Já o economista Paulo Passarinho, do Conselho Regional de Economia (Corecon-RJ) avalia que o país não vive um processo de desindustrialização. "Ele já está desindustrializado", salienta o conselheiro do Corecon-RJ, enfatizando que a retração absoluta da indústria evidencia o caráter subdesenvolvido do país.
"Subdesenvolvimento não é crescer a taxas baixas, mas crescer a reboque da economia mundial. No Brasil, quem puxa a indústria é o setor automotivo, totalmente internacional", diz, acrescentando que os demais setores vivem expressivo processo de desnacionalização. "O arranjo macroeconômico já matou a indústria. Somos uma economia neocolonial."

Na opinião de Passarinho, a elite industrial brasileira não se incomoda com essa regressão. "Os empresários do país têm forte interação com o modelo rentista, que não tributa convenientemente suas fortunas. Se o dólar está barato, simplesmente passam a montar seus produtos aqui com componentes importados e até aumentam a lucratividade", resumiu o economista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário