sábado, 17 de outubro de 2009

Em 2008 crescimento do setor financeiro foi o dobro do incremento do PIB


Fatia de bancos no PIB avançou 35%
EM 2008, CRESCIMENTO DO SETOR FINANCEIRO FOI O DOBRO DO INCREMENTO DO PIB

Monitor Mercantil(quarta-feira, 14 de outubro de 2009) - O peso do setor bancário no produto interno bruto (PIB) do país saltou de 4%, em 2006, para 5,4%, em 2007, um avanço de 35%, segundo o IBGE.. Os números são citados pelo economista Adhemar Mineiro, do Dieese, para reivindicar que as análises sobre a trajetória do produto PIB sejam mais apuradas: "Nem sempre crescimento significa melhora das condições de vida dos trabalhadores."

"Em 2008, o setor de intermediação financeira e seguros (inclui bancos, seguros e previdência complementar) cresceu 12,5% no primeiro semestre, mais que o dobro do aumento do PIB nacional no período, de 6,1%, mas os bancos empregam cada vez menos gente", resume.

As afirmações foram feitas por ele ao comentar a Pesquisa Nacional por Amostragem Domiciliar (Pnad 2008), do IBGE, mostrando que, entre 1997 e 2007, caiu de 31,6% para 23,5%, a fatia de famílias com renda familiar per capita de até 1/2 salário mínimo. No Nordeste, a queda foi de 53,9% para 43,1%.

O economista Maurício Dias David também critica as análises "triunfalistas", como as que comemoram a modesta queda da desigualdade entre trabalhadores. David salienta que a Pnad tem dados relativos a receita de aluguéis e juros, mas defende que, por serem entrevistas espontâneas, o melhor seria buscar dados em fontes, como a Receita Federal, sem quebrar o sigilo dos contribuintes.

"Claro que nosso patamar era tão ruim que qualquer pequena melhora, sem maior rigor, pode aparecer como avanço extraordinário. Mas nesse ritmo, demoraremos um século para acabar com a miséria, que continua visível a olho nu", critica, lembrando que o próprio Bolsa Família ainda precisa atender a mais 6 milhões de brasileiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário