sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Correndo contra o prejuízo: MinC e Ibram divulgam balanço de recuperação do acervo de Oiticica

Nesta sexta-feira, 30 de outubro, às 11h, o secretário-executivo do Ministério da Cultura (MinC), Alfredo Manevy, o diretor do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) Mário Chagas, e o responsável pelo Projeto Hélio Oiticica, César Oiticica, falam sobre o balanço parcial do trabalho de restauração do acervo do artista plástico. O técnico do Ibram detalhará técnicas e procedimentos utilizados na recuperação das obras.

A coletiva será na mesma casa onde os técnicos atuam na recuperação do acervo e será aberta para captação de imagens (Rua Engenheiro Alfredo Duarte, nº 409, Jardim Botânico, Rio de Janeiro/RJ).

Segundo dados premilinares do Ibram, cerca de 600 obras foram salvas, incluindo praticamente todo o acervo de Metaesquemas, Grupo Frente e Juvenílias. Quatro Bólides foram recuperados e outros poderão ser restaurados. Estima-se que entre 70% e 80% do acervo está preservado.

O incêndio que destruiu parte das obras de Hélio Oiticica (1937-1980) ocorreu por volta das 22h30 do dia 16 de outubro, sexta-feira. No dia seguinte (17), atendendo à solicitação do Ministério da Cultura, o Ibram enviou uma equipe técnica para prestar solidariedade à família e verificar as medidas de apoio necessárias. A obra é mantida pela família Oiticica no Rio de Janeiro.

Fonte: JB Online 29 out. 2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário