domingo, 8 de março de 2009

Igualdade de gênero e emancipação das mulheres: mudança no mundo do trabalho

por Almir Cezar Filho

O dia internacional de luta das mulheres foi criado como dia de luta pela emancipação das mulheres e fim da discriminação de gênero. Mas a base da discriminação e opressão das mulheres atual reside na divisão do trabalho na sociedade capitalista, que fez com que embora as mulheres tenha ingressado no mundo do trabalho produtivo, a mantiveram herdeiras do trabalho improdutivo, especialmente o trabalho doméstico.

Lembrar que parte da discriminação e desigualdade social em torno de gênero tem como causa, base, o aprisionamento da mulheres ao mundo do trabalho doméstico, em essência improdutivo, ou a permissão do trabalho em segmentos específicos, incomuns. "Para efetuar-lhes a completa emancipação e torná-las iguais aos homens é necessário socializar trabalho do lar e fazer que as mulheres participem do trabalho produtivo comum. Nesse caso, as mulheres ocuparão as mesmas posições ocupadas pelos homens." (Lênin, em "A emancipação das mulheres")

A emancipação social da mulher é, por um lado, a inserção de todas ao trabalho produtivo, e por outro, a abolição do trabalho improdutivo privado. Mas não só a abolição do trabalho improdutivo, e sim o fim da divisão seletiva entre aqueles que exercem o trabalho produtivo e improdutivo, e, como também, mais tempo livre àqueles que exercem o trabalho produtivo possam efetuar também as atividades de trabalho improdutivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário