quarta-feira, 13 de maio de 2015

13 de Maio: vamos falar sobre Manuel Querino, um intelectual negro brasileiro

Rememorando o dia de hoje, 13 de maio, que se celebra mais um aniversário da Abolição da Escravatura no Brasil, republicamos o artigo sobre Manuel Raimundo Querino, importante intelectual negro. Contudo, como tantos outros, pouco conhecido na AcademiaA data não é comemorada pelo movimento negro, não é por menos, após a Lei Áurea faltou ao Estado e às elites criarem as condições para que a população negra pudesse ter um tipo de inserção mais digna na sociedade.

Depois do fim da escravidão, de acordo com o sociólogo Florestan Fernandes (1920-1995), em sua obra A integração do negro na sociedade de classes, de 1964, "as classes dominantes não contribuíram para a inserção dos ex-escravos no novo formato de trabalho". Pelo contrário, no período subsequente o pensamento hegemônico, mesmo na Academia, tentou "esconder", ou mesmo demonizar, de todas as formas, e por todos os argumentos, os negros e sua contribuição ao Brasil - aproveitando-se de um ambiente em que se manteve o racismo cultural e o latifúndio agroexportador e se difundiu a imigração de europeus e esteve ausente qualquer reparação aos ex-escravos e seus descentes.

Manuel Querino foi uma daquelas figuras espalhadas pelo país no final do século XIX e começo do século XX, anos que se seguiram ao fim da escravidão, na luta contra o racismo a partir da desenvolvimento de uma análise sociológica e antropológica da contribuição dos negros e africanos à cultura e sociedade brasileira em geral, elaborada a partir dos próprios negros.

Manuel Querino, um intelectual negro brasileiro

por Almir Cezar, da Sucursal Brasília
editor de Economia da ANOTA


Mudando de um pouco dos assuntos econômicos, pesquisando meio que por acaso, descobri sobre Manuel Querino - baiano, negro, veterano da Guerra do Paraguai, abolicionista, intelectual, professor, jornalista, fundador do Partido Operário e da Liga Operária Baiana. E tem tudo a ver com a calendário, com o fim do mês de novembro.

Novembro é o mês que se celebra no Brasil o Dia da Consciência Negra (20 de novembro), dia de Zumbi dos Palmares, data de sua morte em 1695, em uma tocaia por tropas portuguesas e de mercenários bandeirantes  às ordens da Coroa Portuguesa e dos senhores de engenho. A data é o momento para lembrar de se debater a questão do racismo e da desigualdade no Brasil, especialmente a racial, à medida que por séculos, negros, índios e seus descendentes foram vítimas da escravidão e do racismo legal. Motivo pelo que Zumbi e sua comunidade, ainda no tempo do Brasil colonial, lutaram e morreram, e até hoje inspiram vários ativistas.

Leia mais >

Nenhum comentário:

Postar um comentário