segunda-feira, 22 de julho de 2024

A Economia & a Revolução | Pontos-chaves ou Teses que permeiam uma Teoria Contemporânea Marxista do Desenvolvimento Econômico Capitalista: os elementos básicos

Por Almir Cezar Filho

Lista do pontos-chaves ou Teses d´A Economia & a Revolução ou índice do seu volume 1. 

0) Introdução. clique aqui.

1) Sistemas Econômicos Impuros: Não existe um sistema econômico puro, seja no plano mundial ou nacional. Cada esfera econômica, interconectada com uma superior, modela-se a partir dessas interações e influências internas e externas, resultando na combinação de modos de produção e setores econômicos diversos. clique aqui

2) Desenvolvimento Desigual e Combinado: A análise do desenvolvimento econômico deve basear-se no princípio do desenvolvimento desigual e combinado e na teoria da revolução permanente. clique aqui.

3) Dinâmica Econômica de Longo Prazo: O desenvolvimento econômico é uma dinâmica acumulativa de longo prazo, envolvendo tanto aspectos quantitativos quanto qualitativos. clique aqui

4) Estrutura Econômica: A dinâmica econômica de longo prazo do capitalismo constrói a estrutura econômica do sistema, determinando sua constituição. 

5) "Primazia da Política": A política é a economia concentrada. Há uma determinação do capitalismo pela esfera econômica, mas a esfera política tem certa primazia. 
6) Teoria do Imperialismo Atualizada: É essencial resgatar e atualizar a Teoria do Imperialismo na era do capitalismo monopolista transnacional.

7) Conjuntura e Estrutura Econômica:
A estrutura econômica define a conjuntura econômica e limita a ação da política econômica. A conjuntura econômica constitui-se na dinâmica de curto prazo, ou "equilíbrio dinâmico".

8) Tridimensionalidade do Sistema Econômico: O parque industrial de uma formação nacional, a luta de classe/estrutura política, e a inserção no sistema interestatal do capitalismo são as três dimensões do sistema econômico. clique aqui

9) Impacto da Superestrutura Social: Analisar como a superestrutura social influencia a estrutura econômica (forças produtivas e relações de produção). clique aqui

10) Leis Econômicas: As leis econômicas atuam como determinações sobre a dinâmica do capitalismo, incluindo a lei do valor trabalho e da acumulação do capital. As determinações extraeconômicas têm mais força no longo prazo.

11) Revolução do Capital: O capital revoluciona a si próprio no processo de valorização, forçando a correspondência nas relações de produção.

12) Conflito da Regulação da Lei do Valor: Analisar o conflito entre a regulação da lei do valor e o princípio do planejamento, além do colapso (autocolapso) da lei do valor.

13) Crítica à Microeconomia: Analisar a "revolução do valor e gravitação dos preços" e a crítica marxista à Microeconomia.

14) Nível de Desenvolvimento e Taxa de Exploração: Estabelecer a relação entre o nível de desenvolvimento e a taxa de exploração, fundamental para analisar o desenvolvimento e a disparidade entre as nações.

15) Determinações Extraeconômicas: A política, entendida como a luta de classes e relações interestatais, direciona os processos de desenvolvimento.

16) Ciclos Econômicos e Fases do Capitalismo: Analisar os processos de ciclos econômicos e fases sucessivas do capitalismo, e sua vinculação.

17) Capitalismo como Sistema Mundial: Identificar o capitalismo como um sistema mundial, onde o todo determina suas partes nacionais e regionais, abordando o desenvolvimento tardio e a dependência das semicolônias.

18) Impacto das Revoluções Proletárias: Analisar as mudanças econômicas operadas pelas revoluções proletárias do século XX, considerando os três tipos de regimes políticos pós-revolucionários.

19) Dimensão Ideológica e Moral
: Reconhecer a dimensão ideológica e moral, incluindo valores morais e imaginário, como parte das determinações não econômicas na dinâmica do sistema.

20) Evolução e Revolução Social: As mudanças sociais graduais (evolução) pressionam e determinam a revolução social. Reformas são interferências conscientes para ajustar contradições.

21) Crise Econômica e Revolução: A revolução é um "salto" nas mudanças sociais, precipitando ajustes nas contradições sociais não resolvidas. A crise econômica é sua contraparte.

22) Luta Política e Crise Econômica: A luta política pode impulsionar a crise econômica. Instituições e ideologia podem limitar a evolução e forçar uma convulsão na dinâmica social.

23) Impacto das Revoluções: Revoluções, mesmo derrotadas, mudam as instituições e a economia de uma sociedade, incluindo sua estrutura econômica.

24) Mudança na Mentalidade: Revoluções, derrotadas ou não, alteram a mentalidade da sociedade, além de influenciar a ciência e a arte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário