quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Um caso de racismo dentro da USP


A estudante Luanda denunciou sofrer de racismo dentro da USP ocorrido no último dia 11 de novembro e que pode ser lido aqui e aqui.

A aluna do curso de história Luanda Dessana Ferreira dos Santos, 26, registrou um boletim de ocorrência na Decradi (Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância) acusando um rapaz e uma menina de ofendê-la.

O episódio ocorreu numa reunião convocada por diretores da Amorcrusp (Associação de Moradores do Crusp) para discutir um furto no caixa da entidade, no dia 11.  Luanda, atual tesoureira da associação, teria sido acusada pelo crime. Segundo a universitária, um bate-boca começou e o rapaz, que não é estudante da USP, ofendeu-a com palavras de caráter racista.Ao ser acusado de preconceito, o jovem reafirmou que era racista. Luanda também foi ameaçada de agressão pela namorada do jovem, que é integrante da associação.
O programa Manhã Maior da RedeTV! debateu o caso de racismo. O programa contou com a participação dela, de Wilson,  e a presença do fundador no núcleo de consciência negra da USP e coordenador do Movimento Quilombo Raça e Classe.

Os agressores não podem ficar impunes. Nossa total solidariedade à Luanda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário