segunda-feira, 27 de abril de 2009

Preobrajenski, segundo Richard B. Day

Um dos autores no Ocidente que se dedica a estudar o pensamento de Evgueni Preobrajenski e o economista canadense Richard B. Day.
Day escreveu ao longo das últimas 4 décadas vários artigos sobre ou se utilizando do pensamento de Preobrajenski. Inclusive Day traduziu livros e se dedica atualmente a organizar a "obras completas" de Preobrajenski em inglês.

Day traduziu um dos melhores livros de Preobrajenski, O Declínio do Capitalismo, de 1931. Para a Introdução da edição em inglês de 1982 do livro Day produziu um texto que resume e apresenta o pensamento de Preobrajenski sobre teoria marxista da crise.

O livro é uma reação a visão stalinista e luxemburguista sobre o tema que dominava o marxismo da época. A ideia de Preobrajenski era que com esse livro inserir na análise marxista da acumulação de capital a perspectiva dos ciclos econômicos nos modelos de esquemas de reprodução ampliada que Karl Marx desenvolveu no livro 2 de O Capital. Com isso tenta explicar o fenômeno das crises capitalistas e o caráter crônico e crescimente maior dessas à medida que o capitalismo se desenvolve o caráter imperialista e monopolista. O livro é de 1931 e é contemporâneo do começo da Grande Depressão da década de 1930.

Clique aqui para ler o texto (infelizmente está em inglês).

Nenhum comentário:

Postar um comentário