domingo, 7 de dezembro de 2008

A importância de E. Preobrazhensky à moderna Economia

Por Almir Cezar Filho

Há uma literatura internacional que se utiliza e se cita muito Eugueny Preobrazhensky. Os economistas que trabalham com Economia do Desenvolvimento e Economia do Crescimento utilizam muito as contribuições de Preobrazhensky, mesmo aqueles que não vêm da tradição trotskista ou mesmo marxista. Gente como Paul Sweezy e Paul A. Baran, Alec Nove, mas também não marxistas como o pós-keynesiano Evsey Domar e o novo-keynesiano Stiglitz.

Por outro lado, todos os pais da moderna teoria do desenvolvimento, nascida nas décadas de 1940 e 50 (como W. W. Rostov, Rosentein Rodan, W. Arthur Lewis, e outros), têm como base inicial para seus pensamentos o debate sobre industrialização soviética da década de 1920, onde Preobrazhensky e Bukharin foram os dois maiores protagonistas no plano teórico. Sendo que as teses de Preobrazhensky, numa reviravolta histórica, acabaram sendo as vencedoras - embora aplicadas incorretamente por Stalin no I Plano Quinquenal - daí a sua importância para o pensamento econômico não exclusivamente marxista.

Mandel utiliza Preobrazhensky muito em sua obra econômica marxista, especialmente seus apontamentos de Economia Política oriundas de O Capital. Sobre o A Nova Econômica, questões metodológicas retiradas de O Capital e aplicados a uma sociedade socialista ler Preobrazhensky em "A Nova Econômica". Não tem contas, mas explica todas as categorias analíticas empregadas por Marx numa linguagem mais acessível.
Há uma edição brasileira de 1979 da editora Paz e Terra, traduzida pelo sociólogo Leôncio Martins. E as várias em espanhol e francês. Há uma edição em inglês cujo prefácio e introdução é do Alec Nove.

Tenho comigo uma fotocópia do livro A Nova Econômica e um em formato “.doc”, mas que está cheio de falha de digitação. Tenho também uma fotocópia de outro livro de Preobrazhensky uns em inglês, francês e espanhol (Em espanhol: "De la NEP al socialismo”; em inglês: "The Decline of Capitalism" e "Crisis of industrialization soviets"; em francês: “Declaration 46”).

Estes livros estão em bibliotecas espalhas por todo o país. Pretendo traduzi-las e editar no Brasil e escrever um livro sobre o pensamento de Preobrazhensky. Estou procurando por parceiros nessa empreitada.

Um comentário:

  1. Caro Almir, sou o Aquiles das várias Comunidades sobre economia do socialismo e do próprio Preobrazhensky. No que puder ajudar estou disposto a colaborar. No entanto minhas limitações quanto ao idioma talvez atrapalhem. Posso colaborar com as traduções dos livros em inglês. Estou cursando alemão mas ainda não tenho condições de realizar traduções. No que eu puder ajudar me contacte. Saudações Socialistas!

    ResponderExcluir