sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

Carta da Ocupação Machado de Assis

Companheiros, recebi um carta dos ativistas sem-teto da Ocupação Machado de Assis, na cidade do Rio de Janeiro. A carta por si só explica o processo e a dinâmica desse movimento, do qual estou totalmente solidário e que pretendo, inclusive, manter um intercâmbio de idéias e ações.

Camaradas,

Na madrugada do dia 21 de novembro de trabalhadores sem-teto do Rio de Janeiro deram mais uma resposta ao já conhecido problema de habitação popular do nosso país. Cerca de cem famílias ocuparam na rua da Gamboa número 111 o que antes era uma fábrica abandonada a cerca de vinte anos e agora é a Ocupação Machado de Assis.
Em mais um passo pela abolição da escravatura que continua disfarçada nos dias atuais na forma de subemprego, do racismo e da criminalização do povo pobre, as trabalhadoras e trabalhadores sem-teto iniciaram essa luta que não é restrita apenas à conquista da moradia
A Ocupação Machado de Assis também pretende ser um instrumento de resgate da cultura da região de Gamboa, berço do samba, do carnaval e de outras manifestações da cultura negra no Rio de Janeiro. Por isso pretendemos desenvolver atividades da cultura afro-brasileira como capoeira, culinária afro, carnaval de rua entre outras. Além de atender a uma antiga reivindicação das religiões de matriz africana, que é um espaço que receba as imagens de orixás que estão há décadas retidas no museu da Polícia Militar do Rio de Janeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário