segunda-feira, 31 de março de 2014

Como saber quando caí a Páscoa?

A Páscoa cristã é uma das festas que perdeu o caráter religioso nas sociedades burguesas ocidentais, porém ainda vinculada a suas raízes, sua data móvel ao longo do calendário civil está suscetível a esquemas religiosos, fixados pela Igreja Católica. É comum termos Páscoa em março em um ano ou abril no outro. Por que isso? Como saber quando caí a Páscoa?

Contudo, apesar de seu caráter móvel e fixada aparentemente arbitrário pela Igreja, a data da Páscoa segue uma regra simples e fácil de prever, associado a ciclos do sol e da lua, que não precisa ser um astrônomo para saber.

E afinal, quando caí a Páscoa?

A Páscoa cristã igualmente ao Natal tenha se tornado uma das festas que perdeu em grande parte seu caráter religioso nas sociedades burguesas ocidentais, vários símbolos foram se ressignificando de tal forma a ganhar um conteúdo laico ou mais amplo. Porém, ao contrário do Natal fixado em 25 de dezembro, é comum termos Páscoa em março em um ano ou abril no outro. Sua data móvel ao longo do calendário civil é fixados de acordo a um esquema religioso da Igreja Católica.

A celebração do Natal está ligada intimamente ao Sol, astro que orienta nosso calendário, ao Solstício de inverno no hemisfério sul (de verão do hemisfério norte), momento ápice do astro no céu. Diferentemente, a Páscoa está vinculada uma festa cuja data era ligada ao calendário lunar.


Da Páscoa Judaica à Páscoa Cristã em um calendário romano

A Páscoa tem origem na celebração do Pessah, a Páscoa judaica, a sua principal festa religiosa. A palavra em hebraico quer dizer "passagem". A lenda religiosa dá conta que foi instituída pelo profeta Moíses para celebrar a fuga do povo hebreu então cativo no Egito faraônico e sua aliança com o deus Javeh. Era cheia de significados associados a passagem do cativeiro para liberdade, de uma vida mortificada para uma vida plena e livre, ditada por uma aliança desse povo com seu deus, e a instituição de todos um conjunto de ritos religiosos próprios. Um dos símbolos do Pessah é o cordeiro sacrificado à Javeh e assado em alimento. No primeiro século, há uma mudança, com o advento do Cristianismo, uma religião que surge da ruptura com o judaísmo.

Os livros cristão expressam que seu fundador, Jesus de Nazaré, também chamado Cristo, na qualidade judaica de Messias, foi condenado, executado e sepultado à sequência de uma Páscoa por ordem das autoridades imperiais romanas e dos alto-conselho dos sacerdotes judeus, e que exatamente, três dias depois ressuscitou. Marcando assim sua transformação na condição de profeta a encarnação do deus judeu, completando portanto sua missão e confirmando seu anúncio previsto por toda uma série de profetas judeus e redimindo a humanidade de seus pecados. Jesus seria uma espécie de "cordeiro sacrificial", definitivo.

O calendário judeu era e é um calendário lunar, como era a maioria dos calendários religiosos. Os calendários lunares permitem identificar mais visivelmente as mudanças das marés e dos dias, entre as fases cheias, minguantes, nova e crescentes, em 29 dias.

Os romanos a partir do período de César instituem um calendário civil solar. Os calendários solares os dias são semelhantes, porém as mudanças do clima, associada as estações, permitiriam ser pautadas. Além do mais a sucessão do ciclo das estações se dá em 365 dias, o ano solar. A divisão em 12 meses, grupos de dias.

As datas da Páscoa e do Carnaval.

A data da Páscoa segue uma regra simples e fácil de prever, associado a ciclos do sol e da lua, que não precisa ser um astrônomo para saber. Nosso calendário civil é a atualização do calendário solar romano, o chamado calendário gregoriano. Assim, é preciso ajustar anualmente a data da Páscoa com o calendário. Dessa maneira, a Igreja Católica sempre o fixou no primeiro domingo de lua cheia após o Equinócio de Primavera do hemisfério norte. Que é o dia 21 de março.

Por sua vez, pode-se saber a data do Carnaval. Apenas retrocedendo em 40 dias (a Quaresma) a quarta-feira que antecede (Quarta-feira de Cinzas).

Nenhum comentário:

Postar um comentário