sexta-feira, 4 de novembro de 2016

''Onda conservadora'' ou emergência de uma nova Direita?

Ensaios sobre a Pós-Modernidade de Direita nº 17

Por Almir Cezar Filho

Desde as eleições de novembro de 2014, e ainda mais com os protestos em 2015 e 2016 contra a corrupção revelada pela Operação Lava Jato e a favor do impeachment de Dilma, formou-se uma espécie de consenso de que estaríamos vivendo uma ascensão conservadora. Movimentos como MBL, a vitória do empresário João Dória (PSDB) e do bispo da Igreja Universal Marcelo Crivella, Escola Sem Partido, o impeachment sob uma grande fragilidade legal,  a consolidação bancada evangélica e da bala no Congresso Nacional e tantos outros fenômenos reacionários estão causando perplexidade em muitos setores da sociedade brasileira. E entre os dirigentes e intelectuais de esquerda e os pesquisadores não é diferente para entender essa “onda” de extrema-direita, conservadora e fundamentalista. Quanto há de verdade aí?

Este consenso, somado a uma ideia de tendência conservadora da maioria da população brasileira, pintam um quadro dramático: de um país essencialmente de direita que estaria “saindo do armário”. É inegável que seguimos, apesar de tudo, um país entranhadamente patriarcal, racista, classista, homofóbico, apegado a autoridades tradicionais. A mobilização deste tipo de pauta, o discurso seletivo contra a corrupção e a retórica anti-comunista da Guerra Fria foram, além disso, os únicos recursos retóricos eficientes disponíveis à oposição num período em que a melhoria das condições materiais da população era incontestável.

Ao longo da série de ensaios analisamos a erupção de uma nova Direita. Caracterizamos que esta em nada é similar a direita convencional da Modernidade, liberal ou conservadora. Mas por que a emergência no Brasil da nova Direita Pós-Moderna é confundida com uma "onda conservadora"?


Com base as análises presente na série de ensaios vamos resumir as respostas em 8 eixos:

1- Porque demorou a se desenvolver e consolidar esse tipo novo de Direita no Brasil. Por décadas seguimos no país convivendo com as vertentes desenvolvidas na Modernidade. Inclusive pelo atraso e hibridismo típicos da sociedade brasileira.

2- Quando enfim emergiram no Brasil se deu simultaneamente a um momento de fortíssima polarização política, e não menos ideológica. Portanto, se dão em um luta extrema, uma "guerra".

3- Essa nova direita se manifesta indo mais ao extremo desse mesmo espectro político, à direita inclusive da própria Direita Modernidade, em sua eterna busca de conciliação. 

4- A emergência dessa nova direita irrompe na conjuntura justamente com uma concertação em vigor que se dava com a esquerda, no caso, mais precisamente com a Centro-Esquerda. Mesmo que com um Centro-Esquerda com muito pouco do programa clássico de esquerda. 

5- Essa surge mesmo à custa da aliança social, mesmo que  implícita, que mantinha estável o regime democrático-burguês nacional. Pelo contrário, o faz colocando no limite esse regime.

6- Essa nova direita, como demonstrado ao longo da série de ensaios não é liberal, nem conservadora, mesmo para os patamares brasileiros, pelo menos em termos convencionais, portanto, choca os participantes ativos sociedade civil, especialmente a vanguarda, não habituados a esse tipo de comportamento, discurso e pauta.

7- A longa crise econômica mundial, que sinaliza não terminar tão cedo, imprime uma imperiosa necessidade às burguesias marginais, composição de classe em geral típica das lideranças desses tipos de movimentos, a serem ousados e rápidos, com resultados explosivos.

8- A velha direita e centro-direita, isto é as velhas lideranças tradicionais da burguesia, não perderam tempo em se apoiar nessa nova direita, compondo com ela um bloco de poder, em vista dos interesses convergentes de classe. Esse bloco é frágil, mas no momento está unido, e aplicando sua pauta.

Notas
  1.  As leituras básicas foram textos de Max Horkheimer Theodor Adorno e Jürgen Habermas

Atualizado em 11/01/2017

Nenhum comentário:

Postar um comentário