quarta-feira, 11 de março de 2015

População rural brasileira pode ser superior ao apontado oficialmente

Pesquisa usa abordagem sociológica para definir políticas públicas para o campo

Pesquisa apoiada pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) calcula que 36% da população brasileira é rural. O percentual é 20 pontos superior aos cerca de 16% apontados pelo último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A diferença deve-se à aplicação de um tipo de conceito de rural defendido pelos pesquisadores do MDA. Segundo o levantamento, como só existe o conceito de urbano na legislação, a ruralidade acaba definida por exclusão.

O novo conceito foi apresentada na primeira edição do evento ‘Diálogos sobre o Brasil Rural’, nesta segunda-feira (9), em Brasília.  O evento, promovido pelo Núcleo de Estudos Agrários e Desenvolvimento Rural (Nead/MDA), apresentou a pesquisadores, estudantes, servidores do MDA e de outros ministérios o estudo ‘Repensando o conceito de ruralidade no Brasil: implicações para as políticas públicas’.


A pesquisa é uma parceria entre MDA, Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura, Ministério do Planejamento e Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Ela foi apresentada durante a primeira edição do Diálogos sobre o Brasil Rural, evento do MDA, que contou com a presença do ministro do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias.

“Há uma carência de políticas públicas nos territórios rurais. Embora tenha tido uma melhora, ainda é insuficiente e isso talvez se deva à idéia de que o rural está se extinguindo”, avaliou a coordenadora da pesquisa Repensando o conceito de ruralidade no Brasil: implicações para as políticas públicas, Tânia Bacelar.

Tânia explica que a pesquisa tenta identificar o que é o Brasil rural de hoje e mostrar que, muitas vezes, as políticas públicas desenvolvidas para quem vive em cidades não são adequadas para quem vive no campo.

“O Brasil do século XX tentou ser mais urbano e ter uma economia industrial. Isso deu um certo exagero à dimensão urbana e uma desvalorização do Brasil da ruralidade”, avaliou.

A pesquisadora ressaltou que 90% dos municípios brasileiros têm menos de cinco mil habitantes, e que, sociologicamente, deveriam ser considerados zonas rurais, e não urbanas: “O estilo de vida dessas pessoas é mais ligado à natureza, as relações sociais são diferentes. Com um conceito mais sociológico a gente vê que as pessoas não querem sair daquela vida e, portanto, o Estado tem de chegar a essas pessoas de forma eficiente.”

A complementariedade entre o rural e o urbano ganhou destaque na fala do ministro do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias, durante a abertura da primeira edição do ‘Diálogos sobre o Brasil Rural’, nesta segunda-feira (9), em Brasília. “Durante muitos anos as dimensões urbana e rural foram vistas como distintas, mas na verdade estão muito próximas. Temas caros aos compromissos do MDA permeiam ambas as questões, como, por exemplo, a função social da terra. A mesma terra que queremos que produza alimentos saudáveis é aquela que garante moradia para as pessoas nas cidades”, ponderou Patrus Ananias ao salientar que os espaços de convivência que tanto se quer implantar nos assentamentos são também são os mesmos que se busca promover nas cidades.

Inicialmente, o trabalho "Repensando o conceito de ruralidade no Brasil" construiu uma análise comparativa, destacando os impactos das concepções e tipologias sobre o rural no Brasil e no Equador, Chile, Uruguai, México, Espanha e França. Na segunda fase, foram montadas propostas de tipologias dos espaços rurais, bem como analisadas algumas políticas públicas de desenvolvimento rural.

A pesquisa é fruto de parceria entre MDA – por meio do Núcleo de Estudos Agrários e Desenvolvimento Rural (Nead) e Secretaria de Desenvolvimento Territorial (SDT); Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA); Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (Mpog); Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES); e conta com apoio do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Nenhum comentário:

Postar um comentário