sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Palestra de lançamento do livro 'Anarquismo e Comunismo' na UnB

A Assembleia Nacional dos Estudantes no Distrito Federal (ANEL/DF) e a Editora Sundermann convidam para o lançamento do livro Anarquismo e Comunismo de Evgueni Preobrazhenski (economista membro do comitê central do Partido Bolchevique, que dirigiu a revolução russa de 1917).

A onda de manifestações espontâneas em junho de 2013, seguida de um grande ascenso das greves e das lutas populares, colocaram na ordem do dia um questionamento ao regime de dominação política, e ao sistema de exploração e opressão existente e abriram uma nova situação política no país. 

Há hoje avivamento da consciência dos trabalhadores, da juventude, dos explorados e oprimidos, de que só a luta muda a vida. 

Os governos e o Estado, por sua vez, não incapazes de atender às reivindicações que vinham das ruas e respondem com o reforço dos seus aparatos repressivos e com o acirramento do processo de criminalização da pobreza, das lutas e dos movimentos sociais. 

Isso coloca para a juventude lutadora, que participou ativamente das manifestações de junho, a necessidade de uma profunda reflexão sobre as questões estratégicas que envolvem a nossa luta contra todo tipo de opressão e exploração.

Para isso uma questão merece destaque: a enorme superioridade da organização estatal burguesa na luta contra os explorados e oprimidos pode ser enfrentada de forma consequente e até vitória por meio de levantes espontâneos e da ação de destacamentos especiais de lutadores, isolados das massas e destituídos de um centro dirigente e de um plano comum?

A ANEL DF convida os/as estudantes da UnB e demais organizações do Movimento Estudantil para palestra/debate de lançamento de "ANARQUISMO E COMUNISMO", de Evgueni Preobrazhenski, último lançamento da Editora Sundermann, obra na qual o revolucionário russo e dirigente do Partido Bolchevique contrapõe à perspectiva anarquista, a estratégia de transformação social defendida e aplicada pelo marxismo revolucionário.

QUANDO: 21 de agosto (quinta-feira)
HORÁRIO: das 17h30 às 20h
ONDE: Auditório Papirus da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (FE/UnB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário