segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Economia recua 0,5% e apresenta pior resultado desde 2009

Portal da CSP-Conlutas | 06/12/2013

 Agropecuária, Investimentos e Serviços são os setores mais afetados; números colocam em xeque imagem de Brasil distante da crise

O Produto Interno Brasileiro (PIB) apresentou queda de 0,5%, comparando o terceiro trimestre de 2013 ao segundo trimestre do ano, e apesar da possibilidade de expansão em 2,5% até o fim do trimestre corrente, este é o pior resultado para a economia do país desde 2009.

Os setores mais afetados desde o segundo trimestre são o de agropecuária e investimentos, e segundo o IBGE, o mesmo período também apresentou leve queda de “despesa de consumo da administração pública”.

A pesquisa aponta que a agropecuária foi um dos principais setores em queda, com recuo de 3,5% de julho a setembro na comparação com o trimestre anterior, e assim, o resultado reflete a instabilidade do modelo de agronegócio no país, apresentado pelas autoridades como o grande propulsor da economia, a partir das grandes safras de produtos como a soja, por exemplo.


Outro ponto que influenciou a queda foi o recuo no setor de serviços. No mesmo período houve aumento das importações e queda das exportações.

Modelo econômico precisa mudar

Para o membro da Secretaria Executiva Nacional da CSP-Conlutas, Paulo Barela, o recuo no PIB sinaliza que em 2014 o país vai crescer menos ainda. “Isso é resultado da política econômica levada a cabo pelo governo federal. O Brasil segue destinando a maior parte do seu orçamento para o pagamento dos juros e amortização da dívida pública. O que fica para o investimento é pouco, comparado ao que o país poderia investir”.

Afirma ainda que “a dinâmica da economia brasileira segue atrelada à crise econômica internacional, ainda que com desigualdades. Nesse momento, inclusive, (o Brasil) cresce menos do que outros países do BRICs por exemplo. Nós precisamos de uma mudança de fundo na política econômica, o que implica romper com esse modelo econômico, que Dilma seguiu aprofundando”, como caracteriza a resolução da última reunião da Coordenação Nacional da Central, um modelo econômico entreguista e rentista, que também marcou os governos anteriores, mas que se aprofundou com um salto nas privatizações, manutenção do superávit primário, destinação de uma imensa parte do orçamento para o pagamento da dívida pública e pagamento de juros absurdos aos credores, dentre outros aspectos.

- See more at: http://cspconlutas.org.br/2013/12/economia-recua-05-e-apresenta-pior-resultado-desde-2009/#sthash.zHBodz4o.dpuf

Nenhum comentário:

Postar um comentário