segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Boletim mensal do blog Literatura Marxista

BOLETIM MENSAL INFORMATIVO - Nº27 - NOVEMBRO DE 2013
BLOG LITERATURA MARXISTA
http://literaturamarxista.wordpress.com/

1. LIVROS

A POLÍTICA E AS LETRAS, de Raymond Williams

Baseado em uma série de entrevistas concedidas à New Left Review, este livro perpassa e faz uma profunda reflexão sobre a vida e a obra extremamente abrangente e original de Raymond Williams. Ao recorrer a um formato de entrevista diferente do usual em jornalismo, em que os entrevistadores também argumentam, Perry Anderson, Anthony Barnett e Francis Mulhern, produzem nestas páginas um requintado debate sobre a atividade intelectual. Editado em cinco partes – biografia, cultura, drama, literatura e política – o livro apreende, entrelaçando-as, a trajetória pessoal e intelectual de Williams.

Para mais informações, clique em:
http://literaturamarxista.wordpress.com/2013/10/27/a-politica-e-as-letras/

*

AMÍLCAR CABRAL E A CRÍTICA AO COLONIALISMO, de Patricia Villen

Amílcar Cabral foi o responsável pela mais bem-sucedida adaptação do marxismo crítico e criativo à realidade da África Negra. Dissecou os clássicos do marxismo, fez um estudo criativo das classes sociais e desenvolveu uma forma de luta própria contra o regime de espoliação colonial. Diante de um regime feroz e assassino, se ergueu com a crítica das armas e as armas da crítica para conduzir à vitória o Partido Africano da Independência de Guiné-Bissau e Cabo Verde. É no interior deste pensamento complexo e único que a análise de Patricia Villen ganha força. Seu livro transcende os muros acadêmicos pela temática, pelas opções teóricas e pela coragem intelectual. Sua linguagem não deixa dúvidas: o colonialismo português não foi brando nem ‘civilizado’, e sim uma técnica de extração forçada de excedente econômico e de dominação racista

Para mais informações, clique em:
http://literaturamarxista.wordpress.com/2013/10/06/amilcar-cabral-e-a-critica-ao-colonialismo/

*

MARX, MANUAL DE INSTRUÇÕES, de Daniel Bensaïd

Afinal, o que disse Marx? Nesse pequeno livro, Marx, manual de instruções, publicado pela Boitempo, o filósofo e ativista político francês Daniel Bensaïd oferece uma divertida introdução à vida e obra do pensador alemão. Um claro e elucidativo panorama que combina filosofia e dezenas de quadrinhos do provocativo cartunista francês Stéphane “Charb” Charbonnier, feitos especialmente para a obra; há humor e espírito de síntese, carregado de reflexões de um dos mais importantes teóricos anticapitalistas da contemporaneidade.

Para mais informações, clique em:
http://literaturamarxista.wordpress.com/2013/10/20/marx-manual-de-instrucoes/

*

TEORIA DA ORGANIZAÇÃO POLÍTICA IV, de Ademar Bogo (org.)

O quarto volumeb da Teoria da organização política, série organizada por Ademar Bogo, dá continuidade ao estudo já iniciado nos anteriores sobre os temas de estratégia e tática, partindo de textos de autores clássicos, como Karl Marx, Friedrich Engels, Vladimir Lenin, Antonio Gramsci, Che Guevara, Mao Tse-tung, Vo Nguyen Giap e Florestan Fernandes. Os textos selecionados tratam de reflexões teóricas e experiências históricas sob a perspectiva dos que lutaram para superar a ordem estabelecida em favor dos de baixo com vistas à construção de uma sociedade sem classes.

Para mais informações, clique em:
http://literaturamarxista.wordpress.com/2013/10/13/teoria-da-organizacao-politica-vol-iv/

***

2. REVISTAS

Crítica Marxista n.36

A equipe editorial da revista Crítica Marxista comunica o lançamento do número 36. A nova edição conta com artigos sobre a luta feminista, Walter Benjamin, jovem Marx e a servidão na Europa Oriental, bem como um dossiê sobre o imperialismo brasileiro. A seção de resenhas mantém sua tradição de trazer a análise crítica de muitas obras recentemente lançadas no país. Abaixo o sumário completo do n.36.

Para mais informações, clique em:
http://literaturamarxista.wordpress.com/2013/10/27/critica-marxista-36/

Nenhum comentário:

Postar um comentário