segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Universidade abre curso sobre 'Marxismo na América Latina, diálogos sobre dependência e independência'

A Universidade de Integração Latino-americana (Unila), instituição federal de educação superior no Paraná, abre o curso 'Marxismo na América Latina, diálogos sobre dependência e independência'. O objetivo do curso é apresentar uma das vertentes do marxismo latino-americano: a Teoria Marxista da Dependência.

Nesse sentido, a proposta de “América Latina: Diálogos sobre dependência e independência” nasceu da demanda pelo aprofundamento criativo do debate acerca das características Latino-Americanas que ao mesmo tempo nos aproximam e nos diferenciam – cujo interesse particular é facilmente percebido em nossa região de fronteira.

A Teoria Marxista da Dependência (TMD) buscou não apenas problematizar a integração da região ao mercado mundial e as características fundamentais desta integração, que contribuíram para seu papel subordinado no processo de desenvolvimento capitalista. Para além da contradição Interno x Externo, a TMD buscou analisar os processos de internalização da Dependência e a luta de classes dentro dos países latino-americanos, identificando as classes e frações de classe que se beneficiam de determinados padrões de reprodução do capital e requalificando, assim, o anti-imperialismo.

Trata-se de uma vertente essencial da história do marxismo latino-americano, contraposta nas décadas de 1960 e 1970 à ideologia nacional-desenvolvimentista que permeou porções significativas de muitos dos Partidos Comunistas na região.

Sem nenhuma pretensão de esgotar o assunto, mas de apresentá-lo, é um prazer convidar as organizações de esquerda presentes em Foz do Iguaçu para o debate que humildemente pretendemos iniciar.

Atenção: as inscrições vão até amanhã, 15/10!

AMÉRICA LATINA: Diálogos sobre Dependência e Independência

  • Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Edital PROEX 12/2013)
  • Inscrições: www.teoriadadependencia.blogspot.com
  • Outras informações com a Marina Machado Gouvêa, Professora de Economia da UNILA e Coordenadora do Grupo de Estudos de Teoria da Dependência (GETD) em Foz do Iguaçu, Paraná.

Nenhum comentário:

Postar um comentário