quarta-feira, 14 de agosto de 2013

IELA publica mais um clássico do pensamento social latino-americano


Já está pronto o terceiro volume da Coleção Pátria Grande - Biblioteca do Pensamento Crítico Latino-Americano, organizada pelo Instituto de Estudos Latino-Americano (IELA), da Universidade Federal de Santa Catarina. É o "A mais-valia ideológica" , do intelectual venezuelano Ludovico Silva, um dos mais importantes pensadores do marxismo latino-americano. 

Nesse trabalho específico Ludovico analisa como as pessoas permanecem conectadas ao processo industrial, mesmo quando estão em suas casas, aparentemente descansando. É através da televisão, dos meios de comunicação de massa, que o capitalismo mantém a extração de mais-valia de forma permanente, nesse caso a mais-valia ideológica. 

No livro, Ludovico trabalha o conceito de ideologia, de alienação e formula sua teoria da mais-valia ideológica, um conceito original para análise do controle da opinião pública. 

O livro, publicado pela Editora Insular, de Florianópolis,  já está à venda no IELA. A foto da capa é da Jornalista Juliana dal Piva e o conceito artístico, do jornalista Tadeu Meyer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário