quarta-feira, 10 de julho de 2013

O crepúsculo de Eike

Ao final de junho de 2013, começaram a surgir rumores de que as empresas de Eike não teriam condições de honrar seus compromissos com os credores e teria que renegociar dívidas de curto prazo. Isso gerou temor entre os investidores. As empresas negaram. 

A petroleira OGX começou a derreter na Bolsa de Valores após ter anunciado a suspensão de projetos. Bancos reduziram sua expectativa de preço para a ação, chegando a falar em R$ 0,10 por papel. Agências de risco cortaram a nota de crédito da empresa para níveis pré-calote, e a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) decidiu investigar se se houve falhas na divulgação de informações sobre as reservas de petróleo da companhia.

 Os protestos populares que invadiram as ruas de todo o país podem dificultar um possível socorro do governo às empresas de Eike, segundo artigo do jornal britânico "Financial Times". A tese do jornal é de que, com o povo nas ruas clamando por ética na política, vai ser mais difícil o governo usar o dinheiro dos impostos para socorrer Eike se suas perdas persistirem.

Em meio à crise de confiança das empresas de Eike e ao derretimento das ações na Bolsa, a situação do bilionário virou motivo de piada nas redes sociais. Internautas criaram a hashtag #EikeGenteComoAGente e deram "dicas" para o empresário lidar com uma eventual pobreza.

Em meio à crise de confiança junto ao mercado, Eike deixa o cargo de presidente e membro do conselho de administração da empresa de energia MPX. O objetivo é tentar aliviar a pressão sobre a empresa, considerada uma das mais saudáveis do grupo EBX, ao lado da mineradora MMX. Com a saída do empresário, a MPX deve perder a letra "X" do nome

 Em meio à crise, o grupo EBX busca reestruturar-se. Isso inclui a venda de ativos ou até do controle da MPX (energia) e da MMX (mineração), as empresas mais saudáveis. Com esses recursos, o grupo deve pagar aos maiores credores. Se tudo der certo, o império do homem que chegou a ser o sétimo mais rico do mundo ficará praticamente reduzido a uma petroleira de médio porte e um porto ainda em construção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário