segunda-feira, 1 de julho de 2013

10 anos de governos do PT em treze ensaios

Frisa-Eisenstein-r2-copy

marxismo21blog que divulga a produção marxista no Brasil, publica em sua página inicial o Dossiê  “10 anos de governos do PT”. Treze ensaios – que têm três autores desta lista - discutem a natureza de classes e a relação dos governos petistas com a política neoliberal. Outras matérias (artigos, livros, tese e vídeos) sobre o assunto são divulgadas. Com este Dossiê, marxismo21 inova ao dedicar a página inicial do blog ao debate de uma problemática de ordem conjuntural.

Os 10 anos dos governos do PT têm sido objeto de muitos artigos e debates publicados pelos meios de comunicação e editoriais do país; a ressaltar que nestas matérias são privilegiadas análises orientadas pelas perspectivas neoliberais, da economia política clássica ou da socialdemocracia.

Tendo em vista este enquadramento teórico-ideológico do debate, marxismo21 solicitou a pesquisadores marxistas que examinassem a mesma problemática a partir de dois temas bem precisos: 1) a natureza de classes dos governos do PT e 2) qual a relação deles com apolítica neoliberal. A fim de propiciar um amplo debate sobre o assunto, os Editores buscaram contemplar no dossiê a diversidade de posições existentes no campo político e ideológico das esquerdas brasileiras; embora nem todos convidados puderam aceitar o convite para  debater as duas desafiantes questões, estamos convencidos que esta página do blog apresenta um amplo e plural panorama das visões de esquerda sobre os 10 anos do governo do PT (2003-2013).

Paralelamente aos 13 ensaios editados, divulgamos na seção II algumas matérias, disponibilizadas na web, que abordam a problemática do dossiê; nem sempre orientadas pela perspectiva do materialismo histórico, elas são aqui divulgadas pois contribuem para a pesquisa e conhecimento deste tema que, hoje, interpela o pensamento de esquerda no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário