quinta-feira, 20 de junho de 2013

O apartidarismo é um discurso vazio e faz coro com o discurso da direita. Trabalhadores, uni-vos!

texto enviado por Liliane Cirino, de Uberlândia

O apartidarismo é um discurso vazio e faz coro com o discurso da direita na política, já que a direita não precisa colocar sua bandeira no movimento, pois eles já estão no poder e no governo. O próprio Fernando Henrique Cardoso (PSDB) defendeu o apartidarismo numa entrevista na imprensa quando falava dos atuais movimentos contra o aumento do passe de ônibus coletivo. 

Temos que reavivar nossa história e lembrar que durante a Ditadura Militar no Brasil os partidos políticos de esquerda foram proibidos de se manifestar nas ruas. Proibidos de manifestar suas opiniões em público, de levar suas bandeiras, foram torturados, perseguidos, demitidos, desaparecidos, exilados e o unipartidarismo foi colocado em prática com os militares e seu partido, já que, aqueles que proibiam a manifestação dos partidos de esquerda tinham partido (ARENA). 

Naquele período de Ditadura Militar, todos que lutavam contra esse mal maior (Ditadura) faziam coro de pluripartidarismo e pelas “Diretas Já”, pois isso representava a democracia naquele momento. O apartidarismo esconde um discurso fascista. O mesmo discurso que vigora com o Feliciano ao aprovar a “cura gay”.

Muitos manifestantes estão revoltados com a corrupção dos partidos políticos e fazem coro com esse discurso. Estão corretos quanto à revolta contra a corrupção e tudo aquilo que “nos” prejudica. Entretanto, é necessário entender o porquê desse ódio contra “todos” os partidos. Ninguém é igual a ninguém, pois se fosse seria único. 

Temos que lembrar também que o movimento social não tem “dono” e a rua também não. Todos têm direito de estar na rua e ninguém pode expulsar da rua um partido político. E se o mesmo mal que aflige esses manifestantes for o mal que aflige o partido que está lá? É um dos poucos espaços públicos e coletivos atualmente. A maioria dos outros espaços já tem “donos”. 

Na Alemanha Nazista tentaram determinar os espaços públicos para judeus, negros, homossexuais, comunistas, deficientes, dentre outros. Espero que não seja para isso que estamos lutando, já que, estejamos vivendo este momento histórico de fúria revolucionária que não está só em Uberlândia, nem só no Brasil. Está no mundo todo para quem acompanha a conjuntura política mundial hoje. 

Temos que direcionar esse movimento para a liberdade e não para a opressão. Se a proposta é acabar com todos os partidos também é necessário lembrar que já existem filosofias políticas que contemplam essas ideias, os anarquistas. Os anarquistas têm princípios de esquerda e tem bandeira política. Eles também devem estar lá e levar suas bandeiras já que o nosso mal não é o companheiro que sofre o mesmo que nós, mas sim os verdadeiros responsáveis pela corrupção, exploração, opressão, contra todo discurso de ódio e exclusão e tudo de ruim que precisamos varrer da nossa vida.

Por isso devemos dar um BASTA AO DISCURSO DE ÓDIO E INTOLERÂNCIA.
“TRABALHADORES DO MUNDO UNÍ-VOS!”

Comentário da equipe do blog:
Anarquista apartidário ou não sabe o que é anarquismo ou não sabe o que é partido!

Nenhum comentário:

Postar um comentário