segunda-feira, 6 de maio de 2013

Lançamentos de livros e revistas marxistas do mês maio

O blog Literatura Marxista especializado em livros e revistas de teoria marxista divulga a bibliografia marxista disponível publicada pelas editoras no Brasil e no mundo, com destaque para a América Latina, apresentando uma breve resenha e ficha técnica da obra. O blog é editado pelos professores universitários Rodrigo Castelo e Fernando Correa Prado, ligados ao LEMA (Laboratório de Estudos Marxistas), vinculado a UFRJ.

Lançamentos de livros e revistas da tradição marxista do mês de maio:


1. LIVROS

AMOR & CAPITAL, de Mary Gabriel

Aliando o contexto histórico-político da Europa do séc. XIX, a biógrafa Mary Gabriel revela aspectos da vida pessoal, como a influência de Jenny von Westphalen, que se casou com Marx quando ele ainda era apenas um jovem promissor. Ao longo de décadas de luta, o amor de Jenny por Karl seria sempre testado, enquanto ela esperava que o marido terminasse sua obra-prima, “O capital”. A narrativa se estende ao longo de décadas por Londres, Paris, Bruxelas e Berlim, revela as sementes das revoluções e do amor que uniu um homem e uma mulher no meio do turbilhão da história.

Para mais informações, clique em:


DISCURSO CRÍTICO E MODERNIDADE, de Bolívar Echeverría

Frente ao enorme valor das contribuições e da proposta teórico-política de Bolívar Echeverría, a Ediciones desde abajo publicou Discurso crítico y modernidad: ensayos escojidos, coletânea póstuma que reúne 15 ensaios substanciais da obra desse importante representante do pensamento crítico latino-americano.
Para mais informações, clique em:


KARL MARX: A DETERMINAÇÃO ONTONEGATIVA ORIGINÁRIA DO VALOR, de Ivan Cotrim

Ivan Cotrim insiste em afirmar o caráter negativo do valor, sua exterioridade em relação à essencialidade humana. Falar em valor pressupõe sempre trabalho abstrato, alienação, estranhamento. Por essa razão, o autor procura fixar as diferenças entre Marx e a economia clássica, focando a atenção nos momentos  iniciais da formação da ontologia marxiana. Unindo um sólido conhecimento com uma invejável competência discursiva, inicia o leitor na densa problemática do valor e de seu desagradável entorno, advertindo-nos contra os ‘seresteiros desavisados’ que insistem em cantar o pretenso caráter universal dessa forma alienada de intercâmbio entre os homens.
Para mais informações, clique em:


LIVRO I de O CAPITAL, de Karl Marx

Em 2011, a Boitempo deu início a uma de suas maiores empreitadas editoriais: a tradução completa de O capital, pela primeira vez a partir da edição preparada no âmbito do projeto alemão MEGA-2 (Marx-Engels Gesamtausgabe), com tradução de Rubens Enderle. Em março de 2013 a editora lança o primeiro volume deste clássico, que veio à luz na Alemanha em 1867 e é considerado a mais profunda investigação do modo de produção capitalista e suas correspondentes relações de produção e de circulação.

Para mais informações, clique em:


MARX, RICARDO E SMITH, de Reinaldo Carcanholo

O marxismo são marxismos – e os marxistas estão hoje plenamente conscientes desse fato, além de estarem, também, plenamente satisfeitos com essa pluralidade. Como se sabe, o marxismo não é propriamente uma ilha, mas vem a ser um arquipélago formando por um grande número de ilhas, mais ou menos próximas entre si. É nessa perspectiva que se deve enxergar o livro Marx, Ricardo e Smith, do prof. Reinaldo Carcanholo – livro este em que ele procurou retomar criticamente os três clássicos do pensamento econômico. Justamente por respeitar essa pluralidade, ele pode ser bem enfático na defesa de suas posições sobre as teorias do valor dos três autores mencionados. Marx dentre os três, como ele próprio deixa claro, é o mais profundo.

Para mais informações, clique em:


MENOS QUE NADA, de Slavoj Žižek

Žižek defende no livro Menos que nada: Hegel e a sombra do materialismo dialético que é imperativo não apenas voltar a Hegel, mas repetir e exceder seus triunfos, superar suas limitações e ser ainda mais hegeliano que o mestre em si. Tal abordagem permite que o autor, sempre à luz da teoria de Jacques Lacan, diagnostique nossa condição atual e trave um diálogo crítico com as principais vertentes do pensamento contemporâneo – Martin Heidegger, Alain Badiou, o realismo especulativo, a física quântica e as ciências cognitivas.
Para mais informações, clique em:


PARA ENTENDER O CAPITAL, de David Harvey

Fruto dos mais de 40 anos de cursos sobre o volume I de O capital de Marx lecionados pelo geógrafo David Harvey em universidades ao redor do mundo, Para entender O capital é uma obra ao mesmo tempo sintética e densa que chega em momento oportuno, de uma torrente de interesse pela análise das obras de Marx, em busca de um melhor entendimento das origens da falência econômica e dos nossos problemas atuais.

Para mais informações, clique em:


SIMON BOLIVAR Y NUESTRA INDEPENDENCIA, de Nestor Kohan

O interesse pela nossa história cresce a cada dia. É fundamental pensar o Bicentenário das independências latino-americanas em escala continental, país por país. Isso implica desmontar a história oficial, de matriz eurocêntrica; romper com o sesgo colonial e provinciano sobre Nossa América. Na contramão do abandono pós-moderno do suposto “mito de origem” e de uma globalização imperial que nos relega à segundo plano no concerto mundial, ressurgem as perguntas sobre nossa identidade, sobre a reconstrução das nossas lutas, sobre a busca de um sentido. Os povos procuram se identificar com os rebeldes do passado e, no entanto, as comemorações oficiais do Bicentenário não passam de manifestações apologéticas e complacentes. As burguesias apenas tentam se legitimar. Qualquer que seja o marco no calendário, o que persiste é a discussão sobre a história. Temos que liberar urgentemente o passado para abraçar o porvir. Este livro sobre Simón Bolívar e nossas guerras de independência trata de abordar essas discussões pendentes.

Para mais informações, clique em:


2. REVISTAS


HERRAMIENTA WEB N.12

A revista argentina Herramienta também tem uma versão digital na internet. O formato online chegou ao número 12, com artigos sobre a crise estrutural do capitalismo, as lutas de transformação social e outros assuntos.
Para mais informações, clique em:
http://literaturamarxista.wordpress.com/2013/04/01/herramienta-web-12/

HERRAMIENTA N.52

A publicação argentina lança o número 52, que traz um dossiê sobre capitalismo, militarismo, guerras e violência e outro sobre o sociólogo Pierre Bourdieu. Além disso, figuram artigos sobre a Argentina, América Latina, política & gênero, uma homenagem a Rolando García e resenhas de livros.

Para mais informações, clique em:

Nenhum comentário:

Postar um comentário