quinta-feira, 23 de maio de 2013

Coleção de clássicos latino-americanos do pensamento social inéditas no Brasil


Instituto de universidade publica coleção de obras clássicas de autores do pensamento social latino-americanos inéditas no Brasil. 
As duas primeiras obras, embora de brasileiros, jamais haviam sido publicados no país.

Fonte: IELA
O Instituto de Estudos Latino-Americanos (IELA), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), vem publicando a coleção Pátria Grande, Biblioteca do Pensamento Crítico Latino-Americano, que deverá reunir 40 volumes, todos editados pela Editora Insular, de Florianópolis. 

A intenção é divulgar autores e obras clássicas das ciências sociais na América Latina que deram vida ao que entrou para a história como “pensamento crítico latino-americano”. As obras escolhidas para compor esta Biblioteca são inéditas ou foram divulgadas apenas marginalmente no Brasil. 

Com esse trabalho, o Iela inaugura mais um a frente de ação. Não apenas no debate sistemático das temáticas latino-americanas, mas o estudo permanente de pensadores praticamente desconhecidos nas universidades brasileiras. 

Fonte: IELA
A coleção, ao ser concretizada em livro, eterniza, em português, obras de fundamental importância para se compreender a América Latina. O segundo volume da coleção lançado agora em 2013 é o livro “O capitalismo dependente latino-americano”, de Vânia Bambirra. Cuja primeira edição é de 1974, desde então inédita em português e no Brasil (clique aqui para ler em espanhol).

Ano passado foi publicado o primeiro volume da coleção, o livro “Subdesenvolvimento e revolução”, do mineiro Ruy Mauro Marini (1932-1997), publicada originalmente no México em 1969 e que ganhou sucessivas edições em muitos países sem, contudo, jamais ter sido publicada em nosso país. 

Não por acaso, dois clássicos centrais da Teoria Marxista da Dependência.

Para ter acesso ao livro entre em contato com Iela por iela@iela.ufsc.br ou http://www.iela.ufsc.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário