sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Tragédia das chuvas se repete em Niterói, repete-se promessas.


De novo em Niterói... uma cidade tão rica. Tragédia das chuvas se repete em Niterói, com mortes, prejuízos e transtornos. Ruas inundadas, casas invadidas por água, deslizamento de encostas, carros levados pela correnteza, gente dormindo fora de casa, mortes, etc. E agora anunciam medidas. Não adianta anunciar depois que teve gente que morreu.

Enquanto isso a cidade segue crescendo, a indústria da construção e imobiliária especulando e lucrando com novos lançamentos, morros e encostas sendo ocupados, edifícios sendo construídos impermeabilizando o solo e rebaixando lençóis freáticos, saturando a rede de fluvial, rios e canais assoreados, etc.

Depois da tragédia do Morro do Bumba, tragédia prevista por um estudo da UFF dois anos antes, o então prefeito Jorge Roberto Silveira (que ficou sumidos muitos dias) quando apareceu anunciou a criação de uma secretaria de defesa civil e um instituto de geotécnica municipal. Anos depois nada do instituto. Nada de plano de obras. Agora o novo prefeito Rodrigo Neves anuncia sirenes para o morro onde morreu um menina em um deslizamento.

A cidade precisa de planejamento e obras, conservação, não de meras sirenes. 

Temporal provoca alagamentos em pontos da cidade | Jornal O Fluminense
ofluminense.com.br
Chuva forte impede passagem de veículos entre bairros niteroienses e água chega a um metro de altura em alguns locais. Vias transformaram-se em verdadeiros rios

Nenhum comentário:

Postar um comentário