terça-feira, 6 de novembro de 2012

Revolta social detonará terceira onda da crise mundial

REVOLTA SOCIAL DETONARÁ TERCEIRA ONDA DA CRISE MUNDIAL
Victor Martins | Jornal Correio Braziliense | 04.11.2012

Protestos na Espanha, embates entre polícia e manifestantes na Grécia e em Portugal, revolta na França, na Itália e na Inglaterra. As cenas violentas que têm corrido — e assombrado — o mundo mostram que os problemas detonados há quatro anos, pelo estouro da bolha imobiliária dos Estados Unidos, estão longe do fim. Muito pelo contrário. Mantido o atual quadro de desemprego elevadíssimo — um em cada dois jovens espanhois estão sem trabalho —, de cortes de salários e aposentadorias, de desmonte do estado de bem-estar social europeu construído ao longo de décadas, a terceira onda de turbulências está prestes a varrer o planeta. E, desta vez, serão as questões sociais a dar o tom da crise.

“Em vários países europeus, a situação é dramática e são mínimas as chances de recuperação a curto e a médio prazos”, diz o economista-chefe da SulAmérica Investimentos, Newton Rosa. “Infelizmente, depois de duas ondas de crise, esperava-se uma reação da economia mundial. Mas não é isso o que estamos vendo”, ressalta. A primeira onda de problemas envolveu os bancos. O estouro da bolha imobiliária nos EUA levou para o buraco o gigante Lehman Brothers, que arrastou instituições financeiras de várias parte do globo. A segunda, engolfou os governos que, para evitar o desastre total, socorreram os bancos a um custo pesadíssimo e, agora, estão atolados em dívidas monstruosas e, para fechar as contas, sacrificam os trabalhadores.

Diante desse quadro, os economistas são enfáticos: se a atividade econômica não se recuperar rapidamente, estancando o desemprego, será inevitável a revolta da população. Protestos e atos de violência contra a destruição da renda e do emprego se tornarão rotina. O diretor-geral da Organização Internacional do Trabalho (OIT), Guy Ryder, antevê uma “Primavera Árabe” na Europa, referência ao movimento liderado pelos jovens da Tunísia contra o desemprego, que levou a derrocada do governo local. Pelas contas da OIT, desde 2008, o mundo já destruiu 30 milhões de postos de trabalho. E, somente em 2013, com a atividade crescendo menos, outros 2,4 milhões de vagas serão limadas.

Saúde relegada
Nem mesmo a ligeira recuperação da economia dos EUA minimiza o temor ante a terceira onda da crise. Primeiro, porque o número de postos de trabalho abertos naquele país tem sido insuficiente para reduzir o desemprego que ronda os 8% da População Economicamente Ativa (PEA). Segundo, porque as desigualdades sociais na locomotiva que move o mundo só aumentam. O mesmo ocorre na Alemanha, a principal liderança da Zona do Euro, onde a pobreza já atinge, nos cálculos da Eurostat, a agência de estatísticas do continente, 15,8% da população ante os 10% observados no início do anos 2000.

Para o megainvestidor húngaro-americano George Soros, a Alemanha está prestes a entrar em recessão e a travar a recuperação da economia global. “Isso já não é uma previsão; é a observação de um fato. A população alemã não sente isso ainda, e não acredita nisso. Mas é uma realidade na periferia, e vai atingir o país dentro de seis meses”, sentencia em um artigo publicado em sua página na internet. Na Espanha e na Grécia, os problemas ganharam contornos dramáticos: 25% dos habitantes em idade para trabalhar não encontram uma ocupação. Pelos dados do Banco Mundial, em solo grego, apenas entre 2008 e 2009, os homicídios qualificados cresceram 35%; na Espanha, 15,38%.

“A Europa deve ter uma década perdida”, avalia Newton Rosa. Alex Agostini, economista-chefe da agência de classificação de risco Austin Rating, acrescenta: “O continente caminha para uma crise social. Esse é o ponto seguinte a uma crise econômica”. Na Espanha, a crise reforçou o discurso separatista da Catalunha. O governo, porém, não demonstra intenção de aceitar. Ainda naquele país, as dificuldades financeiras estão levando as pessoas a reduzirem até as despesas com saúde. Nas contas do Banco Mundial, elas encolheram 8% entre 2008 e 2010. Na última sexta-feira, a Organização Médica Colegial espanhola, que reúne profissionais do setor, emitiu um manifesto contra os cortes de gastos do governo com saúde, alegando que “os pacientes estão passando por dificuldades sem precedentes”.

Xenofobia
Praticamente, todos os países da Zona do Euro reduziram esse tipo de gasto. Entre 2009 e 2010, a Alemanha cortou 0,95% das despesas; a França, 3,07%; a Itália, 2,27%; e a Grécia, 9,48%. “É inevitável uma crise social na Europa, mas ela não deverá ser generalizada. Um importante atenuante será a mobilidade social do europeu, sem dúvida, mais bem preparado para buscar oportunidades em outros mercados e continentes”, avalia Alexandre Coelho, diretor para as Américas do banco de investimentos Daiwa Capital Markets, em Nova York.

Marcos Troyjo, professor de economia da Universidade Columbia, em Nova York, é mais otimista. Ele não acredita em um processo de crise social na Europa, mas espera uma reorientação do poder no continente, com Berlim se tornando não apenas o centro econômico do continente, mas também o de decisões. “Está havendo um processo de germanização entre os países que formam a Zona do Euro e, em consequência, um distanciamento maior da Inglaterra”, observa.

A hegemonia alemã, porém, vem sendo acompanhada de manifestações pró-soberania, principalmente nos países em dificuldade maior. Ao mesmo tempo, a xenofobia avança e o estrangeiro é frequentemente apontado como o responsável pelas piores mazelas, um sentimento que tem impulsionado os partidos de extrema-direita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário