segunda-feira, 11 de junho de 2012

Às vésperas da Rio+20 ONU divulga que planos ambientais não conseguem sair do papel

Planos de ambientalistas não conseguem sair do papel
Monitor Mercantil, 06/06/2012

Apenas quatro de 90 acordos ambientais internacionais assinados depois da Conferência Mundial do Meio Ambiente das Nações Unidas (Rio-92) tiveram avanços significativos, reclamam os ambientalistas no 5º Panorama Ambiental Global (Geo-5), divulgado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma).

Em 24 das metas acordadas internacionalmente nos últimos 20 anos, nenhum avanço foi registrado, com destaque para as relacionadas a mudanças climáticas, estoques pesqueiros e processos de desertificação e secas. Muitas das metas são inexequíveis ou representariam o congelamento do desenvolvimento em partes mais pobres do mundo, numa espécie de apartheid ambiental.

As áreas em que as metas foram cumpridas são eliminação da produção e uso de substâncias que destroem a camada de ozônio; eliminação do uso do chumbo em combustíveis; acesso crescente a fontes melhoradas de água; e aumento de pesquisas para reduzir a poluição do meio ambiente marinho.

De acordo com o relatório do Pnuma, 90% da amostra de água e peixes do mundo estão contaminados por agrotóxicos. O estudo mostra também que o crescimento do lixo eletrônico é o preocupante. A produção de lixo eletrônico varia entre 20 milhões e 50 milhões de toneladas por ano em todo o mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário