segunda-feira, 9 de abril de 2012

Austeridade seletiva na Espanha

A forte crise econômica que atinge a União Européia, em destaque os países do conjunto chamado de PIGS (Portugal, Irlanda, Grécia e Espanha), que vem assumindo a forma de crise fiscal, e remediada incorretamente por meio de ajuste fiscal, chamada de política "austeridade". Curiosamente esse ajuste fiscal tem "dois pesos, e duas medidas", uma para os trabalhadores e outra para a burguesia.

Austeridade seletiva
Marcos Oliveira e Sergio Souto - FATOS &COMENTÁRIOS - 30/03/2012

Ao mesmo tempo em que busca facilitar as demissões num país em que o desemprego já atinge 23% da população economicamente ativa, o primeiro-ministro da Espanha, Mariano Rajoy, anuncia uma anistia fiscal que beneficiará 25 bilhões de euros sonegados o Tesouro espanhol. Com o perdão de impostos e multas, o mesmo governo que defende austeridade para seus assalariados se limitará a arrecadar 2,5 bilhões de euros, ou 10% do devido pelos fraudadores.

Camaleão
Apenas dois anos atrás, quando Rajoy era o líder da oposição, e especulou-se a possibilidade de o PSOE, então no governo, conceder uma anistia fiscal, que não se materializou, o político direitista classificou a medida como "uma ocorrência" que o PP não apoiaria sob hipótese alguma: "É ultrajante que se dê uma anistia fiscal àqueles que têm fraudado o Tesouro", disse Dolores Cospedal, a então número dois do PP, como recordou o jornal El País.

Nenhum comentário:

Postar um comentário