domingo, 22 de janeiro de 2012

URGENTE: Sob ordens do Governador do PSDB e desobedecendo a justiça, PM-SP massacra em desocupação de comunidade para entregá-la à doleiro. Solidariedade Já!

por Almir Cezar

Desobedecendo uma decisão judicial do TRF - sob ordens do jagunço do multicondenado doleiro Naji Nahas, o governador  Geraldo Alckimin do PSDB - a PM-SP, com a apoio da polícia civil e da Guarda Municipal, massacram desde às 6h de hoje, domingo (22/01), os trabalhadores moradores de Pinheirinho,  comunidade do município de São José dos Canpos, sob o pretexto de reintegração de posse da área, sabidamente grilada.

A ação é escutada por um juiz estadual, presente inclusive na área, que se recusa a reconhecer uma nova liminar da justiça federal expedita hoje às 11h para suspender a ação, sob a justificativa de "conflito de competências". Esse juiz não por acaso é irmão de um deputado estadual do PSDB.

Os informes vindos de moradores dizem que já são 9 mortos, contudo, não confirmadas pela polícia que afirma apenas 3 feridos graves no hospital e outros 15 presos. Segundo a própria PM, 2 mil homens integram o efetivo da polícia. Eles foram recrutados das cidades vizinhas e de São Paulo. Cerca de 150 veículos, um carro blindado e dois helicópteros Águia, da PM, participavam da operação. Ainda havia além tropa de choque, muitos policiais da ROTA. A ação chegou a fechar a Via Dutra no sentido Rio. E a tropa jogo indicriminadamente gás lacrimogênio, spray de pimenta e bombas de efeito moral e balas de borracha.

Outros informes inclusive afirmam que parece que até parlamentares que foram ao local em solidariedade aos moradores foram presos ou passaram por constrangimentos, entre eles o senador Eduardo Suplicy e o deputado federal Ivan Valente. E, coincidentemente ou não, durante toda a manhã de hoje a internet e a telefonia móvel da região ficaram fora do ar, dificultando a divulgação da ação.A OAB-SP veio a público denunciar a ação violenta e a desobediência a ordem judicial.

Os movimentos sociais de São Paulo estão convocando  para ainda hoje, daqui a pouco, às 17h na Avenida Paulista em frente ao MASP, uma grande manifestação de protesto a ação fascista do governador Geraldo Alckimin e em solidariedade às famílias moradoras de Pinheirinho e as vítimas. Amanhã haverá outra no centro da Cidade do Rio de Janeiro, às 12h na Esquina Democrática. Em Niterói às 17h na Praça Arariboia, em frente a Estação das Barcas. Em Brasília às 10h, em frente ao gramado do Congresso Nacional. Em Belo Horizonte às 17h. Também haverá em Belém, Fortaleza e Porto Alegre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário